Por Ascom/PMMD
Começa, a partir desta segunda-feira (25), a vacinação contra a gripe H1N1 em toda rede pública de saúde de Marechal Deodoro. Serão imunizados os grupos prioritários da campanha: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos, povos indígenas, população carcerária, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A Campanha Nacional só começa oficialmente no dia 30 de abril, mas o município de Marechal Deodoro decidiu se antecipar. A ideia considerou o aumento atípico de infecções por H1N1 para o período no país.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a expectativa é que a meta seja alcançada, imunizando, no mínimo, 80% desse público total (grupo de risco) contra três vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e B. Ainda segundo o órgão, a cota das vacinas chegará por partes. “Mediante fomos registrando as doses aplicadas, irão sendo liberadas as demais. Nós iniciaremos a distribuição das doses nesta segunda-feira pela manhã, em todas as Unidades de Saúde do Município. Lembrando que todos os trabalhadores da rede saúde já foram imunizados”, afirmou a Enfermeira Carolina, técnica da Vigilância.
A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.
A campanha segue até o dia 20 de maio, em caso de dúvidas, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 16h00.
0 Comentários