A história é antiga e se repete todos os anos na estação mais quente do país quando a Praia do Francês é palco de constantes assaltos. Sem questionar, o povoado localizado no município de Marechal Deodoro figura entre os mais belos pontos turísticos de Alagoas e ganhou destaque no âmbito nacional por suas belezas. Mas apesar de todos os ingredientes necessários para atrair os olhares de muitos brasileiros e estrangeiros, a praia é palco de diversos crimes e a população volta a pedir socorro.
Os mais recentes casos de violência foram registrados na noite desta sexta-feira (21), quando uma dupla armada cometeu dois assaltos seguidos. O primeiro crime aconteceu nas imediações do espaço onde todos os anos é realizado o Fest Verão. De A vítima, que não terá o nome divulgado, seguia para casa quando foi abordada pelos bandidos que levaram sua bolsa com todos os objetos pessoais e documentos.
O segundo assalto foi praticado pela mesma dupla nos minutos seguintes. Os assaltantes caminhavam em direção à igreja São Pedro quando perceberam um casal de namorados, com uma criança, numa pracinha da localidade. A dupla se aproximou, rendeu as vítimas, anunciou o assalto e roubou um celular, uma corrente de prata e até a sandália usada pelo rapaz.
Com o êxito dos crimes, os bandidos fugiram e de acordo com testemunhas entraram num veículo Fiesta, de cor prata, de um modelo mais antigo, que estava dando cobertura para facilitar a fuga. Parentes das vítimas ainda seguiram o veículo e segundo informações colhidas pela reportagem, o carro utilizado na fuga seguiu em direção à Massagueira. Apesar de ainda conseguirem acionar a polícia, os bandidos não foram capturados.
Mesmo com o susto e medo durante o assalto, as vítimas conseguiram descrever a dupla. Um dos assaltantes é um homem de baixa estatura, cor negra e cabelo com topete. Já o outro, também baixinho e moreno, possui um porte físico mais atlético.
Os moradores do Francês afirmam ainda que a dupla foi responsável, na semana passada, por arrombamentos de carros que estavam estacionados na Rua das Pousadas. Também na ocasião, os policiais militares foram acionados mas não conseguiram capturar os bandidos que voltaram a atacar na noite de ontem.
Com medo, moradores e comerciantes voltam a questionar a atuação da polícia. “Raramente vemos uma viatura passar, principalmente a noite, que é o horario que eles mais atacam. Estamos vivendo aqui com a sensação de abandono como toda a população alagoana, que vive a mercê dos bandidos. Pagamos nossos impostos, estamos no local mais bonito do estado de Alagoas… e vivemos com medo o tempo inteiro, não só de assaltos, mas de outras agressões, por exemplo, o estuprador do francês ainda não foi detido até hoje… é a criminalidade, o tráfico, a droga, dominando um lugar que era para ser um paraíso. As casas voltaram a ser arrombadas, tentativas de homicídios voltaram a acontecer. Quem mora no Francês precisa conviver com o medo e o pânico”, desabafou um morador, que prefere não ter o nome divulgado.
Violência é problema antigo
Esta não é a primeira vez que moradores reclamam do aumento dos índices de violências na região. Há um ano, o estupro a uma turista brasiliense parece ter sido o estopim que revoltou a população e novamente manchou a imagem do Estado além de suas fronteiras. Lucivane Santana Teixeira programou uma viagem a Alagoas para comemorar seu aniversário, mas na bagagem o que levou foram traumas e a lembrança negativa de violência.
A jovem foi abordada por um homem, até hoje não identificado, quando seguia para se encontrar com o marido numa lanchonete na praia. Ele roubou seus pertences e, rendida, a jovem foi levada até um barco abandonado, num dos pontos distantes e de pouca movimentação na orla, principalmente no período noturno. Lá foi estuprada e no corpo ficaram as marcas do abuso provocado por um indivíduo que ela mal conseguiu descrever na delegacia, onde prestou queixa sobre o crime.
Este não é o único registro de crimes no Francês. A região é bastante conhecida pelo tráfico de drogas e tem o mar como porta de entrada e saída das ‘mercadorias’. Comerciantes que buscam no local a oportunidade de crescimento e próspero negócio precisam fechar as portas para evitar serem vítimas de bandidos. Mercadinhos são constantemente assaltados. Atualmente uma lotérica funciona no povoado e já alvo dos bandidos. No ano passado, após contabilizar prejuízos de quase R$ 15 mil, em dois assaltos, um empresário decidiu fechar as portas de sua lotérica.
A reportagem do CadaMinuto tentou contato com a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região, no entanto o celular funcional estava desligado e o fixo ninguém atendeu as ligações.
Posto policial foi desativado para obras da duplicação
Em maio de 2010, o assalto à loja de conveniências do posto de combustível Aliança localizado no acesso a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, trouxe a tona o problema da falta de segurança. Para complicar ainda mais a questão, no dia 15 do mês, o único posto da polícia, localizado no trevo, foi desativado. O motivo foram as obras de duplicação da rodovia AL-101 Sul. Com isso, existia a possibilidade do posto ser transferido para o entroncamento da Praia do Gunga, localizado aproximadamente a 12 quilômetros.
Na ocasião das obras, o CadaMinutoquestionou o diretor Técnico de Transporte e Trânsito, Alexandre Acioli, sobre a desativação do posto policial devido às obras da duplicação e ele explicou que estavam sendo discutidas com a polícia as possibilidades da instalação de um novo posto policial.
“Há possibilidade do posto ser transferido para o entroncamento do Gunga, mas ainda não está nada certo. Ou ainda se será construído um posto no mesmo local”, disse o técnico, lembrando que um trailer onde ficará funcionando provisoriamente o posto policial poderia ser colocado na região.
A segurança no posto era mantida por três policiais, além de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estava no local, de plantão 24 horas. No Francês existe um prédio onde deveria funcionar a delegacia, mas os moradores reclamam que apesar das inúmeras solicitações, o local está desativado, o que possibilita maior ação dos bandidos. “Até agora nada de trailler e isso só facilita a ação dos bandidos, porque dependemos das rondas e a delegacia somente em Marechal, assim como a 5ª Cia”, desafou um comerciante alvo contante de assaltos.
Na ocasião, o major Cícero, comandante da 5ª Cia Independente, explicou a reportagem doCadaMinuto que o problema referente a desativação do posto seria colocada em discussão com o Comando de Policiamento. “A desativação do posto estava dentro do projeto da duplicação, mas não vamos deixar a população do Francês a mercê dos bandidos”.
O major lembrou que o posto estava localizado num lugar estratégico e com sua retirada, as ações dos bandidos podem começar a ser mais constantes. “Isso vai trazer mais vulnerabilidade para a região. No local, os policiais realizavam abordagens a veículos, organizavam o trânsito e ainda inibia a ação dos criminosos”.
Fonte: Cada Minuto
Estive na praia do Frances agora em outubro e fui assaltada na praia as 14,30h com a praia lotada…
2 vagabundos menores de idade, filhos de umas putas….
armados com facao e roubatam meu i phone.
mas todo ladrao é burro, roubar i phone pra que?
Eles tem rastreamento, logo conseguimos prender os vermes e recuoeramos o celular.
essa tal prainha de merda nunca mais me verá e nem tao pouco muuuuuuitos dos meus amigos.
maceió terra de ninguem…
já estou quase dezistindo de ir para a praia do frÂnçes
isto é uma vergonha
Autoridades competentes da policia militar do estado favor coloquem policiais nas ruas para trabalharem, principalmente na praia do frances a noite, para que possam retirar essesbandidos das ruas, caso que ja vem acontecendo a anos atras, ate quando vamos viver na praia do frances com medo dessas pessoas soltas aprontando, roubando, usando drogas ai na praia do frances que e o que mais se ver a noite, Sr.(o) Coronel Mario ja que o senhor e um dos moradores hoje da praia do frances veja o que pode fazer pelo povo do frances seus vizinhos, ajude-nos por favor….