No ano passado uma residência antiga localizada na Praça Pedro Paulino desabou e por pouco não provocou uma tragédia sem precedentes na cidade de Marechal Deodoro, primeira capital do Estado de Alagoas e terra do Proclamador da República Brasileira.
Por sorte ninguém da família estava no local no momento do desabamento, que provocou um enorme estrondo e foi ouvido em todo centro da cidade, assustando a população deodorense.
Pois bem. Exposto este fato, estamos agora antecipando uma situação que pode culminar com algo parecido.
Fomos informados que mais uma residência antiga ameaça desabar há poucos metros de onde caiu a primeira.
Desta vez é um casarão antigo que fica localizado em frente a antiga sede do Grêmio Deodoro, na Rua Dr. Ladislau Neto.
Entramos na residência na tarde de ontem (19), a convite da internauta Ana Paula, uma das ocupantes do lugar, que nos mostrou as condições que se encontra a estrutura física da casa.
São paredes rachadas e cheias de buracos, madeira podre, teto afundando, infiltração, umidade e um perigo iminente de desabar.
De acordo com Ana Paula, desde que caiu a outra residência que a Defesa Civil tem conhecimento do caso e nada fez até o momento.
Por estar localizada em uma área tombada, a família não pode fazer modificações na estrutura sem o devido conhecimento e autorização do IPHAN, e mesmo que quisessem não possuem condições financeiras para isso.
Mais o fato ´é que eles também reclamam que este órgão (IPHAN) apenas “cobra” dos moradores, sem dar apoio técnico e muito menos financeiro para que seja feita a manutenção do casario antigo.
Ela afirmou ainda que procurou a Secretaria de Infraestrutura, e o secretário Albérico Azevedo se comprometeu em enviar um técnico para analisar a situação da residência.
“Nosso grande medo é de tudo vir abaixo, principalmente porque estamos neste período de chuvas. Eles prometeram há meses que viriam vistoriar nossa casa e até agora nada”, comentou Ana Paula. “Nosso medo é que aconteça algo pior. Nós não temos para onde ir”, complementou.
Fotos: André do MN
CADÊ O PROJETO DE RECOSNTRUÇÃO DAS CASAS DE TAIPA DE COMPETÊNCIAS DA SECRETARIA DE ASSISNTENCIA SOCIAL?……
CADÊ A VERBA DO TOMBAMENTO!! FEDERAL ESTADUAL O QUE ACONTECE COM ESTE DINHEIRO, COMO CIDADÃ DESTA CIDADE GOSTARIA DE SABER!!!
FATO!!!! CADÊ A VERBA PRA CONSERVAÇÃO DAS CASAS HISTORICAS?????? HEIN IPHAN?????