Da Redação
Desde a manhã do último dia 19 de outubro, a sede do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Marechal Deodoro, encontra-se ocupado por estudantes que protestam contra a aprovação da PEC 241. Já são nove dias de mobilização, que se estende também a outras unidades na capital e no interior do estado.
A ocupação das instalações do Ifal acontece por tempo indeterminado, de acordo com informações repassadas ao portal MN. Todos os serviços estão paralisados, já que os servidores administrativos do Instituto também decretaram greve.
Entenda a PEC 241
A ideia fomentada na gestão do presidente Temer, é fixar por até duas décadas, podendo ser revisado depois dos primeiros dez anos, um limite para as despesas: será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação (na prática, em termos reais – na comparação do que o dinheiro é capaz de comprar em dado momento – fica praticamente congelado).
Se entrar em vigor em 2017, portanto, o Orçamento disponível para gastos será o mesmo de 2016, acrescido da inflação daquele ano. A medida irá valer para os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Pela proposta atual, os limites em saúde e educação só começarão a valer em 2018.
Diante deste cenário considerado “tenebroso”, os estudantes decidiram pela paralisação.
Fotos: André Marechal
0 Comentários