A mobilização foi realizada em uma parceria das Secretarias de Assistência Social (SEMAS) e Educação.
Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves – Secom/PMMD
Uma caminhada com alunos da rede pública de ensino, encerrou as ações da Semana de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes em Marechal Deodoro. A mobilização foi realizada nesta sexta-feira (18), dia D da campanha, em uma parceria das Secretarias de Assistência Social (SEMAS) e Educação.
Durante a caminhada, alunos, professores e funcionários públicos carregaram cartazes e vestiram camisas com frases de combate à exploração sexual infantil. Além disso, foram cantadas músicas destacando a importância dos direitos das crianças e adolescentes. A mobilização iniciou às 14h, saindo da Escola Municipal Joviniano Rodas, em direção a Orla Lagunar, no Centro Histórico.
De acordo com a psicóloga do CREAS, Izabela Rodrigues, a forma que o município encontrou de combater o problema é falando sobre ele.
“A gente entende que é falando sobre o tema que as crianças vão se prevenir. Caso isso venha acontecer, não tem como definir o perfil do abusador, pode ser um primo, um tio, um vizinho e até mesmo o pai, por isso, é importante instruir as crianças para que elas possam identificar e serem tomadas as devidas providências”, afirmou.
As ações da campanha iniciaram na última terça-feira (15) com um ciclo de palestras nas escolas da rede municipal de ensino, abordando temáticas sobre como prevenir e identificar o abuso sexual. Além disso, jovens do Serviço de Convivência realizaram apresentações artísticas com paródias e jogral debatendo o assunto.
0 Comentários