Um passeio de buggy por praias inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas, pode custar caro aos proprietários do veículo.
O grupo, formado por dezenas de automóveis tunados, fez uma espécie de excursão nesta terça (30) pelas praias protegidas por lei e, em alguns locais, adentraram o mar por meio de bancos de areia formados na maré baixa.
A ação foi flagrada em vídeos, que foram enviados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente e Instituto Biota, que hoje encontraram os proprietários na praia do Francês, em Marechal Deodoro.
Assista:
De acordo com o analista ambiental do (ICMBio), Iran Normande, a atitude é considerada crime ambiental e pode render multas de R$ 500 a R$ 10 mil, com risco de apreensão do veículo.
O valor é definido pelos fiscais em campo a partir dos danos que viram durante o percurso.
Normande explica que os danos possíveis do tráfego de veículos na praia são a compactação da areia, impedindo a saída e entrada dos organismos e a destruição de ninhos de tartaruga-marinha.
“[Além disso], quando adentram para os bancos de areia, no mar, podem atropelar diversos organismos marinhos, inclusive corais”, destaca.
O trajeto feito pelos buggys passou por Porto de Pedras e seguiu toda a rota ecológica até Paripueira, vizinho a Maceió. Em seguida, seguiu para o Litoral Sul.
0 Comentários