Para continuar testando a eficácia dos procedimentos de segurança e treinando a comunidade sobre como agir mediante uma emergência envolvendo transporte de produtos químicos, a Braskem vai realizar, na próxima quinta-feira (21), a partir das 9h, uma simulação de acidente durante transporte de carga. O exercício vai acontecer na Rua da Palha, em Marechal Deodoro, e, por isso, vai interromper o trânsito na BR-424 durante 30 minutos.
O cenário fictício que será apresentado será de um vazamento de produto no transporte de soda cáustica. Serão demonstrados os procedimentos de isolamento da área e do produto, interdição da via e socorro à possíveis vítimas. O objetivo da ação é testar e avaliar o Plano de Atendimento a Emergência da Braskem e a interação com diversos órgãos públicos que atuam em operações envolvendo produtos químicos, possibilitando agilidade e melhorias no atendimento emergencial.
Para completar o cenário, também foram convidados para participar do simulado a Defesa Civil de Marechal Deodoro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Corpo de Bombeiros (CB), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PM), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a empresa Duplaquimica, que atua no transporte de cargas para clientes da Braskem.
Todos esses órgãos, junto com a Braskem e representantes das comunidades circunvizinhas da empresa, compõem o grupo de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), responsável por manter os integrantes sempre preparados para situações de emergências.
Como atividade preparatória para esta simulação, responsáveis pela a ação e membros do APELL, realizaram o “Simulado de Mesa” na última quarta-feira (13), na Braskem, onde foram traçadas as estratégias e a metodologia do exercício simulado.
“Temos rígidas normas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente porque as entendemos como um valor a ser estimulado e preservado. Realizar exercícios deste tipo é atuar na preparação e mesmo na prevenção de incidentes, estabelecendo uma corrente de trabalho alinhada com a comunidade, empresa e os órgãos governamentais envolvidos”, citou Milton Pradines, Gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.
Após o simulado, a Braskem irá apresentar uma peça de teatro para reforçar as ações do APELL com os moradores da Rua da Palha e região. Também serão promovidas ações sócio recreativas para as crianças, atendimento odontológico, medição de glicemia e uma oficina do Programa Cozinha Brasil sobre alimentação saudável.
Alagoas 24horas
0 Comentários