Neste domingo (27), por volta das 10h00, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), recebeu uma informação do Sr. Antônio Alves dos Santos Filho, de 60 anos, que em sua chácara no povoado de Massagueira apareceu um lagarto de aproximadamente 1.20m, que estava nas arvores de sua chácara.
O Sr. Antônio nos informou ainda que sua chácara era um local de lazer e seus familiares e algumas crianças estavam com medo do respectivo animal.
Sob o comando do Tenente Wenderson, Cabo kecé e Soldado Fabrício a patrulha ambiental do BPA foi ao local, onde constataram que realmente existia um animal, uma iguana, e que estava se alimentando dos frutos das inúmeras arvores que se encontravam na chácara.
“Nos deu um pouco de trabalho, pois a iguana pulava de arvore para arvore tentando escapar do cerco, contudo no final conseguimos resgata-la”, frisou o oficial.
O iguana da espécie Iguana iguana, também chamado de iguana-verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro. Têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podendo atingir 180 cm. Quando novos, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Iguanas podem ser criadas em terrário tropical úmido, por habitar florestas tropicais.
O animal foi resgatado e levado ao IBAMA, onde ficara durante 1 mês e depois será devolvido ao seu habitat natural.
Fotos e informações: BPA
Publiquei na minha página sobre animais no facebook: http://www.facebook.com/euamoosanimais.iloveanimals
Quem quiser curtir a página pode ficar à vontade.