Uma cobra muçurana, também conhecida como cobra-preta (nome científico: Clelia clelia), foi encontrada por moradores em uma residência que fica localizada em um condomínio no bairro do Carmo, em Marechal Deodoro, no final da manhã desta quarta-feira, dia 11. Assustados, eles acionaram o Corpo de Bombeiros para resgatar o animal, que estava no telhado do imóvel.
Os militares do CB precisaram utilizar escadas e destelhar parte da cobertura, para localizar o réptil e conseguir contê-lo. Uma guarnição do Batalhão Ambiental também esteve presente para encaminhar a cobra até o Ibama, em Maceió.
Sobre a muçurana
Conhecida entre os estudiosos como a “cobra do bem” ou “limpa-campo” devido a sua alimentação ser baseada em lagartos e pequenos roedores como ratos. Porém, ao se sentir ameaçada reagirá com agressividade, mesmo apesar de não representar ameaça para os seres humanos, poderá atacar mordendo com seus 10 a 15 dentes fortes na parte de trás da boca ou sufocando. Outras cobras como cascavéis e jararacas fazem parte da sua dieta alimentar, matando-as por constrição. Sendo imune ao veneno da sua principal presa (Bothrops jararaca) e outras espécies do gênero, porém não é imune ao veneno da cobra-coral. Sendo então considerada uma cobra ofiófaga, devido ao fato de alimentar-se de outras cobras, mas no caso de ausência de suas presas habituais, a muçurana não despreza pequenos mamíferos.
Fotos: cortesia ao MN
0 Comentários