Uma das empresas mais antigas instaladas no município de Marechal Deodoro, a Central Açucareira Usina Sumaúma, pertencente ao Grupo Toledo, parece está vivendo o pior momento de sua história de mais de 30 anos na antiga capital de Alagoas.
Desde o mês de novembro de 2013 que vez por outra os funcionários paralisam as atividades no parque industrial por falta de pagamentos dos salários.
Nesta manhã de sexta-feira (03), os prestadores de serviços cruzaram os braços mais uma vez. Eles reivindicam o pagamento do 13º salário, cujo valor devido foi pago apenas 30%. Houve casos de funcionários que receberam apenas R$ 50,00 enquanto outro receberam até mesmo a quantia irrisória de R$ 42,00, conforme nos informou alguns deles.
O estopim da revolta de hoje foi o falto de que os manifestantes foram avisados de que não haveria previsão de pagamento do restante dos valores relativos ao 13º, o que causou uma polêmica geral.
Demissão dos manifestantes
As informações dão conta ainda que os funcionários que reivindicam o seu direito em receber os provimentos, estão recebendo como pagamento a carta de demissão, demonstrando a postura autoritária e meramente ‘coronelista’ dos que fazem a direção da empresa.
Alguns dos funcionários pedem através do site MN que o Tribunal Regional do Trabalho faça uma visita na Usina Sumaúma e veja a supressão dos direitos trabalhistas que estão sendo impostos aos mesmos. Eles estão sendo obrigados a assinar a recisão do contrato. “Muitos são semi-analfabetos e mal sabem o que estão assinando”, revelou um deles a nossa equipe.
Assédio Moral
Na conversa que tivemos ainda com o grupo de funcionários, eles nos revelaram ainda que vem sofrendo assédio moral de alguns diretores. Um deles, conhecido pelo apelido de ‘Seu Galego’, chegou a chamar os funcionários que reivindicam seus salários de “palhaços’, por participarem do movimento grevista.
Espaço aberto para resposta
Como fazemos sempre, deixamos o espaço aberto para que o Grupo Toledo possa se pronunciar acerca de todos estes fatos, caso acredite ser necessário.
luciano baba ovo pague as minhas contas que eu apoio
É facio chamar pra apoiar a Usina vcs que estão com o amario e a geladeira cheias de comida e as contas em dias….. aff.. da até nojo vê esses comentários desses puxa saco
pior e sem ela, exemplo de outras usinas que ja fechou as portas.
gente vamos apoiar a usina neste momento de dificuldade.
Pessoal vocês são todos uns covarde a usina é a mãe de vocês, vocês tem que apoiar esse tempo de crise!!
É por causa de pessoas igual a vc Rodrigues Gabriel que fazem do que fazem, com os funcionários, se eu fosse vc teria vergonha de comentar tanta besteira, “balança ovo”
Trabalhar pra pobre é pedi esmola pra dois, vc deve ser mais um balança ovo do patrão.
olá Rodrigues deixe de ser baba ovo… os funcionários estão reivindicando o que é de direito, se trabalha é porque quer receber seu salário, o tempo da escravidão acabou a seculos, todos que trabalham tem suas despesas a cumprir dentro de suas casas, pois tenho certeza que os grandões já receberam seus salários só os peão é que ficam a mercê da mesma.
GENTE A USINA SUMAÚMA SEMPRE PAGOU NOSSOS SALÁRIOS EM DIA, E PORQUE NESTE MOMENTOS DE DIFICULDADE NÃO APOIAR A USINA QUE SEMPRE FOI CHAMADA DE MAE DE MARECHAL DEODORO, EU FICO EMDIGNADO COM A COVARDIA DE ALGUNS COMPANHEIROS DA EMPRESA, PIOR E SE ELA FECHAR AS PORTAS, AI VAI SER BOM PARA ALGUNS DESTES PREGUIÇOSOS.
vc ñ sabe nem o q tá falando, o pessoal depende do dinheiro p compra alimento, paga as contas água luiz energia e etc, é vc quem vai paga as conta do pessoal.
Olha seu Rodrigues Gabriel, quem trabalha que recebe, só tem fucionario quem pode e pra onde esta indo o dinheiro do alcool e do açúcar que é produzido todos os dias pelo pais de família. Nem relogio trabalha de graça. Se não quer pagar os fucionarios feche as portas, porque quem gosta de trabalhar arruma emprego em qualquer lugar.
Olha seu Rodrigues Gabriel, quem trabalha que recebe, só tem fucionario quem pode e pra onde esta indo o dinheiro do alcool e do açúcar que é produzido todos os dias pelo pais de família. Nem relogio trabalha de graça. Se não quer pagar os fucionarios feche as portas, porque quem gosta de trabalhar arruma emprego em qualquer lugar. Trabalhar pra pobre é pedi esmola pra dois. Vc deve ser mais um balança ovo dos potrões, deve comer no mesmo prato.
As vezes é melhor ficar calado do que dizer certas idiotices como desse Rodrigues gabriel. Certamente a conta do povo ele quem vai pagar.A comida ele quem vai comprar. O povo está trabalhando e merece seu salario digno. É um direito de todos. Trabalhe vc de graça, já que está com dó da usina