Da Redação
Umas das instituições mais procuradas pelos alunos concluintes do ensino fundamental da cidade de Marechal Deodoro e municípios vizinhos durante muitos anos, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com seu campus na antiga capital do estado, hoje amarga o desestímulo de pais e alunos de ingressarem nos cursos técnicos ofertados pela instituição.
O fator principal são os cerca de seis meses de atraso no calendário escolar em virtude das greves dos funcionários, cujos reflexos podem ser vistos no ano letivo de 2015 que só terá início provavelmente no mês de junho, quando muitas outras escolas já estariam começando o segundo semestre. Outros alunos já matriculados no IFAL, estariam, de acordo com os relatos, pedindo transferências para outras instituições de ensino médio, também pelo mesmo motivo.
O site MN tem ouvido essa reclamação de muitos internautas que estudam no IFAL, ou de pais preocupados com o atraso que pode custar vagas em universidades, no caso dos alunos concluintes dos cursos de Meio Ambiente e Guia de Turismo, que conseguem obter notas no Exame Nacional de Cursos (ENEM) e que favoreceriam o acesso aos cursos em nível superior.
Muitos alunos que passaram nos processos seletivos para o IFAL e no SESI, na unidade Professor Wilton Gama que também fica na cidade de Marechal Deodoro, optaram por permanecer nesta última. Outros preferem ir para a Escola Estadual Rosa da Fonseca, que não menos é diferente em certos aspectos, com suas dificuldades estruturais e pedagógicas.
Essa é uma triste realidade, já que o IFAL é considerado pela grande maioria da população deodorense como sendo a instituição que oferece o melhor quadro docente da região e também a melhor estrutura física entre as escolas públicas da região metropolitana de Maceió. Essas qualidades atraiam alunos da capital e municípios vizinhos, a exemplo de São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel e Pilar.
Tem mais: existe professores que reprovam os alunos só de sacanagem e dizem mais, aluno que se exploda, não dependo de aluno. isto sim, é sapato de salto alto, (coordenador de curso ) cuidado que o salto pode quebrar e deve quebrar….