Somente no último final de semana, o Corpo de Bombeiros registrou o afogamento de sete pessoas na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Dentre as vítimas, Carlos Henrique Araújo Silva, de 22 anos, acabou morrendo. O corpo do turista do interior de Pernambuco foi encontrado na madrugada desta terça-feira (28). Por causa disso, a corporação deve aumentar o efetivo de guarda-vidas nos próximos dias, levando em consideração, também, a proximidade da alta temporada.
Durante coletiva de impressa, o tenente-coronel Aluízio Wanderley, comandante do Grupamento de Salvamento Aquático, disse que o Corpo de Bombeiros está se preparando para dar início a Operação Verão. Mas, por conta dos recentes afogamentos, a Praia do Francês vai receber uma atenção maior.
Ele ressalta que, apesar de existirem guarda-vidas nestes locais com maior risco de afogamento, os banhistas insistem em não seguir as orientações dos militares e das placas com avisos de perigo.
“O principal trabalho do guarda-vidas é a prevenção, fazemos isso diariamente. Pedimos que a população escute o guarda-vidas que está na praia, muitas vezes orientamos, mas eles [os banhistas] retornam para o lugar de onde foram retirados, além disso temos placas de sinalização de risco de afogamento. Então, quando encontrar um guarda-vidas na praia, pergunte a ele o melhor lugar de tomar banho no mar, além de não entrar no mar após ingerir bebida alcoólica”, disse o tenente-coronel.
Sobre a morte do turista pernambucano, o militar explicou que o corpo foi encontrado às 1h30 da madrugada, durante a maré baixa. Foram quase 36h de procura pelo jovem. Conforme o comandante, no dia que ocorreu o afogamento, outros dois jovens foram resgatados com vida, mas Carlos Henrique submergiu muito rápido, o que dificultou o resgate. O corpo estava na faixa de areia da praia perto dos coqueirais. Ele foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Maceió.
0 Comentários