Os vendedores ambulantes que atuam legalmente na Praia do Francês, um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro e que fica localizada na cidade de Marechal Deodoro, litoral sul alagoano, estão reclamando contra a falta de fiscalização dos chamados ‘piratas’, como eles denominam os vendedores que nesta época do ano invadem o Francês.
“Nós estamos aqui durante todo ano, seja na baixa ou na alta temporada e quando chega neste período sofremos com estas pessoas que só vem aqui pra atrapalhar nossa vida”, frisou um dos ambulantes com quem conversamos. Todos concordam que falta fiscalização por parte da prefeitura.
“São vendedores de todo tipo de mercadoria. Como não tem ninguém para barrar, o que podemos fazer?”, indagou Luiz Carlos que trabalha no Francês há mais de 20 anos.
Deixamos aberto o espaço no MN para que a Secretaria de Meio Ambiente, possível responsável pela fiscalização na região, possa explicar, caso acredite ser necessário, por que causa, razão ou circunstância este tipo de fiscalização não estaria acontecendo na Praia do Francês.
Gente, até entendo as queixas, mas a praia é pública. Não se pode fazer nada. Todos precisam ganhar o pão de cada dia.