Com o intuito de criar subsídios para que o poder público possa ter em mãos uma pesquisa que levasse em consideração as condições de salubridade do município de Marechal Deodoro, os concluintes do Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental do IFAL, campus Marechal Deodoro, André Ramos (do MN) e Daniela Maria, apresentaram nesta quarta-feira (15) um Trabalho de Conclusão de Curso baseado nesta temática.
Com informações dos dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010, foi possível traçar o Índice de Salubridade Ambiental (ISA/MD), para o município que faz parte da região metropolitana de Maceió.
A Salubridade Ambiental diz respeito as condições do meio ambiente, dos investimentos públicos em saneamento básico e reflete diretamente na qualidade de vida da população.
Coleta de resíduos sólidos, destinação dos esgotos sanitários e abastecimento de água foram alguns dos indicadores utilizados como parâmetros para a confecção da pesquisa que poderá ser utilizada pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro para planejar ações e investimentos voltados ao bem-estar social da população deodorense.
No geral, a antiga capital alagoana está situada em uma faixa de média salubridade, com algumas regiões que possuem melhor condição no ISA/MD, como é o caso do centro histórico, e outras com um limite de baixa salubridade. Um exemplo disso são as comunidades do Jacaré na Barra Nova e Rua São Vicente em Taperaguá.
Os alunos irão entregar cópias do trabalho completo a vários órgãos públicos como é o caso das Secretarias de Meio Ambiente, da Saúde e Seinfra, além da Câmara de Vereadores.
Fizeram parte da banca examinadora do TCC os professores Dr. Vicente e Dr. Renato, além do orientador professor MSc Aparecido.
Fotos: André Moabson
Parabéns aos amigos André e Dani pela conclusão do curso,bem como pela escolha do projeto,temos realmente uma necessidade de estudos que mostrem a situação que o município se encontra,a situação insalubre está em tudo que vemos nos aspectos ambientais de nossa cidade e precesamos chamar a atenção dos gestores para a construção de espaços que permitam a interação da população e gestores(públicos e privados)para uma conscientização e ação de melhorias.
A credito que dada a devida atenção das autoridades esse projeto pode sair do papel e ou deixar de ser engavetado para contribuir com as mudanças nas quais todos serão beneficiados.
Parabéns mais uma vez e boa sorte.