A Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, em parceria com o PSF do bairro Taperaguá, fez um trabalho de imunização contra o HPV, aplicando a primeira dose da vacina em meninas de 09 a 11 anos de idade.
A aplicação nesta primeira etapa foi encerrada hoje (15), quando as últimas doses foram distribuídas nas meninas que estudam no período vespertino. A vacina previne contra a doença que pode evoluir para um câncer.
Os agentes de saúde aproveitaram a ocasião para explicar um pouco mais sobre o papilomavírus humano para as alunas, que tiveram a oportunidade de conhecer as causas e sintomas da doença.
O que é o HPV?
O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Fotos: André Marechal / Izabel Cristina
concordo com essa campanha, só que isso não basta é preciso também ensinar o primcipal: que é ensinar os adolecentes meninos, e meninas a não ir para esse caminho pois sexo só apois o casamento. pelo menos o que a biblia nos ensina.