Pelo menos 40 afogamentos e ocorrências de resgate de banhistas foram registrados em cinco dias deste mês (de 13 a 17 de julho) na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, no litoral sul de Alagoas. Segundo as estatísticas do Grupamento de Salva-Vidas do Corpo de Bombeiros, esse número é quase cinco vezes maior que o total de ocorrências (foram 10) durante o mês anterior em todos os postos de salvamento dos Bombeiros.
Segundo os registros, os afogamentos ocorreram quase sempre no período da tarde, depois das 14 horas.
Mesmo considerando que é período de inverno, com chuvas e ventos, o aumento é significativo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele é provocado pelas condições da maré. Com as chuvas mais frequentes, o mar fica mais agitado e as correntes marítimas mais fortes, causando a formação de “buracos” entre bancos de areia. Esses locais, avisam os salva-vidas, são verdadeiras armadilhas para os banhistas desprevenidos.
Orientações aos banhistas
Os Bombeiros recomendam aos banhistas, antes de mais nada, que evitem o banho de mar depois de ingerir bebida alcoólica, principalmente nesta época, e que procurem tomar banho de mar em áreas onda há postos de guarda-vidas. Redobrar os cuidados com crianças. A maior necessidade para impedir afogamentos é a conscientização do perigo.
Outras orientações:
– Obedeça à sinalização dos locais perigosos para evitar acidentes;
– Pergunte sempre ao guarda-vidas sobre locais apropriados para banho de mar;
– Entre no mar com cuidado e não vá para locais de maior profundidade e perigo;
– Mantenha crianças sempre sob sua vista;
– Permaneça longe de encostas e pedras;
– Se você perceber alguém com dificuldades dentro da água, mantenha a calma e chame imediatamente um guarda-vidas;
– Se quiser entrar no mar, rio ou lagoa, cuidado com os excessos de comida e bebida, principalmente de bebida alcoólica e jamais caia na água de estômago cheio;
– Não siga os que se dizem grandes nadadores; o mar e o rio já levaram a vida de muitos deles;
– Se houver necessidade de socorrer alguém, tenha sempre em mãos um material flutuante e grite por ajuda;
– Se você perceber que irá se afogar, ou se não estiver se sentindo bem, não se intimide e grite por socorro;
– Para maior segurança, aprenda um método de respiração artificial. Reúna um grupo de amigos e peça orientação do salva-vidas;
-Quando estiver nadando, não lute contra a correnteza. Nade no sentido diagonal. Evite permanecer na praia quando houver trovoadas.
Fonte: Tudo na Hora
0 Comentários