Referência nacional na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lançou a primeira edição do livro Comunidades de aprendizagens na EJA-EPT: fundamentos nos contextos da prática, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade do Porto (Portugal). A obra apresenta resultados de uma pesquisa realizada pelas três instituições no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
No Ifal, as experiências de ensino-aprendizagem na EJA têm garantido elevação da permanência de jovens e adultos, sobretudo mulheres, nos cursos técnicos integrados da instituição. Além das disciplinas técnicas, estudantes também cursam disciplinas da base comum, como Português, Matemática, História e Geografia. Atualmente, o Ifal oferece cursos na modalidade EJA nos campi Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Satuba e Piranhas.
“Nossas práticas têm buscado superar os melindres e preconceitos que ainda envolvem a educação de jovens e adultos que, por diversas razões, interromperam os estudos e estão retornando à sala de aula. E essa pesquisa mostra que estamos avançando, com apoio de programas de monitoria, alimentação escolar, interdisciplinaridade e respeito à experiência cultural dos estudantes”, avalia a pedagoga Vanda Cardoso, do Campus Marechal Deodoro, uma das organizadoras do livro.
Para a professora Marinaide Freitas, coordenadora-geral do grupo de pesquisa MultiEJA da Ufal, a publicação representa um fruto importante do trabalho coletivo. “Nosso maior objetivo é o desenvolvimento de comunidades de aprendizagens profissionais, para contribuir com uma política de permanência de jovens e adultos na escola. Estamos desenvolvendo vínculos para que os sujeitos da EJA-EPT se percebam nesse contexto adquirindo conhecimentos fundamentais à sua permanência”, analisou Marinaide.
O evento de lançamento, na noite de terça-feira (11), contou com um jantar mexicano, produzido por estudantes do curso técnico em Cozinha, do Campus Marechal Deodoro. “Todo o reconhecimento à equipe multidisciplinar da EJA do Ifal, Ufal e Universidade do Porto, por acreditarem nesta pesquisa. Graças a referências como esta, conseguimos fortalecer as políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos em Alagoas e no Brasil”, disse a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa, que representou o reitor Carlos Guedes no lançamento.



0 Comentários