Em passagem por Alagoas, o cantor e compositor baiano Gilberto Gil criticou o governo Bolsonaro ao ser provocado sobre a extinção do ministério da Cultura. Para o ex-ministro, que é o homenageado da 10ª Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) e faz show gratuito na noite desta sexta-feira (1º), o fim do ministério já era algo esperado.
“Isso é uma coisa que é autoexplicativa. A visão que esse governo tem da vida cultural é manifestada nesse menosprezo. É uma mensagem de desimportância à cultura. É o modus operandi, pertence à natureza desse governo”, disse.
Gilberto Gil proferiu uma palestra na tarde de ontem (31) e comentou sobre diversos assuntos contemporâneos durante a abertura da Flimar. O artista e pensador recebeu homenagens de estudantes, políticos e artistas de Alagoas. Ele também disse que o Brasil vive um cerceamento do pensamento.
“Hoje, no Brasil, nós temos uma tentativa de reduzir tudo a uma única visão. Seja política, religiosa, filosófica e científica. Temos essa tentativa de dominação de uma determinada forma de pensar e entender o mundo, o presente e o futuro. Isso é um entendimento equivocado da humanidade, do país”, afirmou.
PATRIMÔNIO NACIONAL
Crianças homenagearam Gilberto Gil cantando e tocando músicas do baianoFOTO: FELIPE NYLANDO artista baiano está em Alagoas para receber homenagens na 10ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro e fará um show gratuito nesta sexta-feira, em Marechal Deodoro. Além do cantor, uma extensa programação vai até amanhã, culminando com o show da banda Cordel do Fogo Encantado. Confira aqui a programação completa.
Quando ministro do extinto ministério da Cultura, Gilberto Gil propôs tombar o conjunto arquitetônico de Marechal Deodoro como Patrimônio Histórico Nacional. O ato de assinatura foi na cidade, que o recebeu pela primeira vez em 2006. A homenagem da 10ª Flimar chega como um “muito obrigado Gil”, como explicou o prefeito Cláudio Filho, o Cacau, na solenidade de abertura.
“Tudo isso só foi possível porque lá atrás, ministro Gilberto Gil, o senhor assinou o ato que protegeu nossa cidade e fez dela um patrimônio histórico. Saiba que hoje está sendo um dia marcante na minha vida, por poder receber o senhor”, disse.
já era esperado isso de um ativista político!
A teta secou num foi?
Chora mais, o mimimi desses artistas são musicas para os ouvidos dos patriotas!