Comerciantes se queixam da pouca quantidade de turistas nos últimos dias na orla COMENTE
Movimento na praia do Francês caiu após demolição das barracas
FOTO: JOSÉ FEITOSA
A Prefeitura de Marechal Deodoro continua trabalhando por melhorias na Praia do Francês e garante que ao local está com estrutura suficiente para receber normalmente os visitantes. Após a demolição das barracas da orla, comerciantes queixaram-se da pouca quantidade de clientes e querem que os turistas de todo o país e de Alagoas voltem a frequentar a região.
Desde o momento em que foram divulgadas a demolição das treze barracas da Praia do Francês, comerciantes relataram que o volume de visitantes diminuiu 40%. Segundo Luiz Rodrigues, dono de um restaurante localizado na orla, as visitas diminuíram porque as pessoas acham que o trabalho de reordenamento da orla está prejudicando o lazer dos visitantes.
“Nós queremos que as pessoas voltem a visitar a Praia do Francês; o Francês não está fechado. Treze barracas que funcionavam irregularmente foram derrubadas, porém, nove restaurantes à beira da orla funcionam normalmente. Além disso, nenhum trabalho que está sendo realizado está prejudicando quem visita”, aponta.
Ele detalha que os restaurantes possuem guarda-volumes, cadeiras e guarda-sol para que os banhistas fiquem à beira da praia, além de banheiros e estacionamentos. E que, em cada um dos estabelecimentos, há capacidade para 300 clientes desfrutarem do espaço interno.
NOVA ORLA
Após a derrubada das barracas, o primeiro reordenamento realizado na orla foi o espaço de lazer e jardinagem em frente a um dos restaurantes da região. O espaço foi construído por meio da união entre empresários e município, revelou Luiz. E, com o passar dos próximos meses, a continuação da construção do espaço de lazer será realizada até ser concluída em toda a faixa da orla.
Segundo Luiz, no espaço concluído foram necessários 40 dias de trabalho de ordenamento e há 15 dias ele foi entregue à população. No local foram colocados brinquedos para as crianças, sistema interno de irrigação de grama, grade de madeira entre a orla e a praia e uma escadaria que dá acesso à praia. Ele revela que, para ele, a reconstrução desse espaço embeleza, ainda mais, a vista para a praia.
Primeiro reordenamento realizado na orla foi o espaço de lazer e jardinagem
FOTO: JOSÉ FEITOSA
FALTA DE BANHEIROS
Paralelamente ao trabalho de paisagismo da orla, pedidos por cinco banheiros públicos foram feitos e em quinze dias eles serão instalados na localidade, informa Jeane Rodrigues, diretora do departamento de turismo da Secretaria Municipal de Turismo. Esses banheiros também servirão para que os visitantes possam tomar banho e terão o formato de containers, explica.
Além dessas melhorias, o recadastro dos ambulantes da praia está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, revela Jeane. Ainda de acordo com a diretora, em breve o trabalho passará pela fase de triagem para que os ambulantes voltem o mais cedo possível a vender na praia.
“Em época de alta temporada, cerca de mil ambulantes vendiam aqui na praia, não havia critério. Visitantes e a própria população nos reclamavam sobre esse excesso, então foi decidido pelo recadastro para que priorizássemos os ambulantes que vivem dessas vendas durante o ano inteiro”, explica.
Jeane detalha que era comum encontrar ambulantes de outras cidades que aproveitavam a alta temporada para vender suas mercadorias no Francês. Com o recadastro, ela conta, que a quantidade deve diminui em até 60% e que essa diminuição é compatível aos 500 metros de orla marítima.
GASTRONOMIA
Em breve,o Espaço Gastronômico do Francês também será inaugurado, ela garante. O ambiente está localizado numa área vizinha a orla da praia e lá estarão dispostos 11 boxes que servirão como estabelecimentos para a diversidade gastronômica da região. O espaço, ela aponta, será uma nova opção para os turistas, além dos restaurantes dispostos na orla e nas demais ambientações da região do Francês.
“Nós gostaríamos de enfatizar também que a região continua com as atividades marítimas sendo realizadas. Nós disponibilizamos de piscinas naturais, passeios de barco, além de modalidades diversas de esportes aquáticos para a diversão dos turistas”, frisa Jeane.
A alta temporada da Praia do Francês começa neste mês de dezembro e tanto Jeane como Luiz Rodrigues reiteram que, no local, há diversidade e estrutura para receber o turista nativo de qualquer localidade.
Gazetaweb
Os Farofeiros tomaram conta da praia do francês neste domingo (11/12/2017), vi até engarrafamento de carrinhos de ambulantes, muitas reclamações de turista, devido ao barulho, sujeira e sossego. CADÊ O PREFEITO QUE NÃO TOMA UMA ATITUDE???
Excelente Iniciativa essa da prefeitura! A praia do francês com certeza está muito mais agradável, limpa, linda e democrática.
vamos ver tanbem um absurdo policias desfaçado trabalhando na beira da praia para nao deixa abulantes vende nas messa do restaurante quer fica na beira da praia dos restaurante mogica e sobre as ondas tudos armados emcima no salao tudo bem mais na areia isso e um absurdo senho prefeito cade vc
Gente boa tarde, estou indignado com o ultimo acontecimento que houve com o nosso deodorense, que participou do passeio ciclista até o município de Roteiro, eu com meus 52 anos de idade, pela pouca esperiência que tenho, não concordo com esse percurso, devido o grande movimento de automóvel na rodovia, acho que as comemorações deverão serem feitas em nossa cidade, pois a mesma oferece condições de visitas aos nossos povoados, essas comemorações são de particularidades de nossa Mãe Imaculada Conceição, acho que as atenções devem ser totalmente para ela, e esquecer essas visitas sem êxitos.