Reurbanização da orla deve ser iniciada no próximo ano; edital para ocupação de barracas está em fase final
No dia da Proclamação da República, quando a sede do governo estadual é transferido para Marechal Deodoro, o prefeito Carlos Roberto da Costa, conhecido como Cacau (PSD), voltou a falar sobre a urbanização da Praia do Francês. Segundo ele, esta semana um edital deve ser lançado para voltado para os ambulantes.
Ao todo, serão quatro pontos na areia e o gestor afirmou ainda que deve ser dada prioridade para os comerciantes residentes no próprio município e, para isso, a administração estaria trabalhando junto à Associação dos Ambulantes para a realização de qualificações.
“Nossa preferência é que sejam os ambulantes de Marechal. Não é justo o ambulante de Marechal passarem o inverno na praia, com pouco movimento, e, quando chega o verão ambulantes de fora quererem ocupar o espaço. Estamos qualificando e fazendo parcerias para que possamos dar um atendimento à altura para quem nos visita”.
Cacau destacou ainda que outro edital já foi lançado para a ocupação das barracas. O processo está sendo finalizado. “Lançamos o edital, alguns empresários se inscreveram e essa semana finalizaremos quem realmente preencheu os requisitos para ocupar os espaços”, acrescentou o gestor.
A reurbanização completa, apontou ele, deve ser iniciada nos primeiros meses de 2018. Até lá, o espaço vem sendo fiscalizado para que não haja nova ocupação irregular – diversas barracas na praia foram desmontadas ou demolidas no final de outubro por ordem da prefeitura municipal.
“Estamos fiscalizando para que não venha a ter ocupação irregular novamente e assim que passar o Carnaval vamos iniciar a reurbanização. O projeto está lindo e vai contemplar novas barracas, área de lazer para crianças e toda uma estrutura necessária para aquela beleza que é a Praia do Francês”, ressaltou.
O prefeito também falou sobre a inauguração, durante a noite, da Exposição Permanente das Peças Originais de Marechal Deodoro na Fonseca, doadas em regime de comodato pelo Museu da República, do Rio de Janeiro. O material ficará na Casa Museu de Marechal Deodoro.
“Era um sonho do deodorense. Fui ao Museu da República em julho e conseguimos firmar uma parceria. Para trazer as peças teve toda uma burocracia de transporte, seguro. Mas elas chegaram e é um momento emocionante receber a espada original que Marechal Deodoro proclamou a República”.
A negociação contou com a ajuda dos Institutos Brasileiro de Museus (Ibram) e do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Gazetaweb
Gostaria de sugerir ao digníssimo sr prefeito que construa rampas de acesso a praia para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Temos um apartamento na para o do Francês e sempre passamos as férias nesse ligará paradisíaco porém temos necessidade de rampas pois temos uma filha cadeirante.
At
Cristina cardoso