Oficinas são voltadas, além das autoridades envolvidas no projeto, para toda a população deodorense, principalmente os moradores das regiões das orlas. Oficinas seguem até a próxima sexta-feira (19) no auditório do Espaço Cultural
Secom/PMMD
Ordenar os locais públicos, respeitando a preservação ambiental é a responsabilidade do Projeto Orla, que iniciará a sua 1ª Oficina de implantação do programa em Marechal Deodoro na próxima segunda-feira (15). O público alvo da capacitação são, além das autoridades envolvidas, os moradores, especificamente os que vivem na região das orlas de Marechal Deodoro.
O projeto é uma ferramenta importante de planejamento do uso e ocupação da orla brasileira, visando uma gestão compartilhada entre Governo Federal, administrações estaduais e municipais e a sociedade.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, convida a todo a população deodorense a fazer parte da capacitação. Ele explica que o projeto tem como objetivo de traçar um cenário atual e futuro para o uso e a ocupação da orla de Marechal Deodoro.
“É um instrumento de gestão que é elaborado de forma participativa com a sociedade. É um plano de uso da orla, tanto lagunar quanto marítima. Hoje a gente não tem critério para chegar e dizer o que pode e o que não pode, com isso, será um instrumento de gestão. Com o projeto, tendo a população capacitada, será possível entender e saber lhe dar com as dinâmicas da orla, como os potenciais, os problemas e muitos outras coisas envolvidas”, afirmou o secretário.
A capacitação inicia nesta segunda-feira (15) e vai até a sexta-feira (19), no auditório do Espaço Cultural, trazendo em sua programação o conhecimento acerca do ordenamento da orla por meio de atividades práticas, apresentações, palestras e discussões ministradas pelos gestores ambientais.
Confira a programação completa: programacaodaoficinaidoprojetoorla1
Aproveitando a semana do projeto orla peço que os responsáveis pelo projeto que as palestras não fiquem só no espaço cultural,venham em loco registrar as criações de aves soltas provocando muita sujeira na orla como veículos adentrando em cima das calçadas da orla para frequentar bares,espero que este projeto traga conscientização para o povo fazer de bom uso esta orla que poucos ou nenhum município tem.