Da Redação
A paisagem exuberante da paradisíaca Praia do Francês, que fica localizada na cidade de Marechal Deodoro, litoral sul alagoano, atrai a atenção do mundo inteiro.
Com suas águas cristalinas, a região tornou-se um dos principais atrativos turísticos para quem visita o nordeste brasileiro.
No Francês, a modernidade das pousadas, hotéis, restaurantes e imóveis residenciais que se multiplicam desde as suas margens até a AL-101 Sul, se misturam em meio a simplicidade dos moradores desta que foi uma importante vila de pescadores, incrustada em meio aos coqueirais que outrora tomava conta de toda orla.
Mesmo em pleno século XXI, com o avanço imobiliário que fez subir as alturas o preço do metro quadrado do solo para quem deseja construir nesta comunidade, ainda é possível presenciar cenas que nos remete aos tempos áureos do Francês.
Uma atividade que ainda se mantém firme há décadas, apesar de que boa parte dos “nativos” sobrevivem atualmente do turismo, é a pesca artesanal.
Ainda é comum encontrar em meio aos centenas de banhistas que se deliciam diariamente nas águas mornas do lugar, um ou outro pescador com sua inseparável tarrafa, tipo de rede utilizada na captura de peixes, especialmente as tainhas.
Esta atividade pesqueira acaba se tornando um atrativo a mais para quem frequenta o balneário, já que este contato direto acaba propiciando o comércio do que é pescado no próprio local.
É a magia do Francês, que se transforma a cada nova temporada, mostrando ainda a versatilidade do povo deodorense e também dos alagoanos quando o assunto é receptividade.
Fotos: André Marechal
0 Comentários