A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Surfe teve início, nesta quarta-feira (22), na praia do Francês, em Marechal Deodoro, com a primeira fase do QS 3000 masculino sendo disputada por 32 surfistas.
Nesta quinta-feira (23), mais 48 surfistas homens estrearão a partir das 8h e um dos destaques é o atual campeão sul-americano da World Surf League, Mateus Herdy, que entra na primeira bateria do dia, às 8h00. O QS 3000 feminino só deve começar na sexta-feira (24).
O Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 promove 5 etapas do Qualifying esse ano. Os pontos valem para o ranking regional da WSL South America.
As duas primeiras etapas aconteceram em Torres (RS) e Saquarema (RJ). A terceira é o QS 3000 da Região Nordeste, que está sendo realizada, em Marechal.
O evento tem patrocínios do Banco do Brasil, da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e do Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Turismo.
As oito baterias desta quarta rolaram depois da Triagem vencida pelo alagoano Natan Melo e a pernambucana Chayanne de Oliveira. Um pernambucano também foi o destaque do dia: Luan Ferreyra, fazendo as marcas serem batidas nesta terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe.
Luan Ferreyra derrotou o baiano Yage Araujo e dois surfistas do Rio de Janeiro, Caio Knappi e Ricardo Petry, por 16,24 pontos. É o terceiro maior somatório do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, só ficando abaixo dos 16,93 do argentino Franco Radziunas e dos 18,40 do paraibano Samuel Igo na etapa de Saquarema (RJ).
“Quando acertei os aéreos, pensei em dar uma acalmada, porque a prancha está muito boa e não dá pra ficar arriscando tanto. Como eu já tinha duas notas boas, então fui pra borda e consegui soltar meu surfe. O Francês é um lugar que eu gosto muito e a galera aqui sempre me recebe bem”, declarou Luan.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe fez uma triagem e escolheu oito surfistas locais, sendo oito na categoria masculina e seis na feminina, divididos em duas baterias.
Natan Melo e Victor Ramos superaram Junior Coroa e Julio Alcantara na primeira bateria do dia. Depois, também derrotaram Denisson Rocha e Gilberto Araujo na final da Triagem. Natan e Victor se classificaram para disputar uma etapa do WSL Qualifying Series (QS) pela primeira vez.
“É a realização de um sonho pra mim. Sempre foi meu sonho participar de uma etapa do QS. Esse é o meu primeiro e em casa, então pra mim é motivo de muita felicidade”, disse Natan Melo.
Na Triagem feminina, a pernambucana Chayanne de Oliveira, também ganhou as duas baterias que disputou. Ela foi convidada por ser a atual campeã alagoana, vencendo as duas etapas que definiram o título estadual feminino. Na final da Triagem, a alagoana Clara Holanda conseguiu a segunda vaga na última onda que surfou, para também estrear em etapas do QS. Ela estava em último e ultrapassou mais duas alagoanas, Camila Alvez e Nathalia Barrote.
“Primeiro quero agradecer a Deus e não tenho nem coração para aguentar isso daqui”, disse Chayanne de Oliveira.
Chayanne de Oliveira completou a terceira bateria feminina do Circuito Banco do Brasil de Surfe e vai enfrentar a argentina Vera Jarisz, a catarinense Kiany Hyakutake e a carioca Mariana Areno. Clara Holanda foi para a quarta bateria, da peruana Arena Rodriguez Vargas, a cearense Yanca Costa e a atual campeã paulista profissional, Sol Carrion.
Marechal Deodoro foi palco de etapas do QS duas vezes, em 1997 e 1998.
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE
A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.
0 Comentários