
O aviso meteorológico, divulgado na manhã desta quarta-feira (02), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), indica a possibilidade de novas pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos no Litoral, com maior intensidade para metade norte, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e parte do Agreste.
Além da previsão de chuvas, a Semarh-AL destacou que o período deve ser acompanhado por rajadas de vento em pontos isolados. O aviso meteorológico pode se estender até a quinta-feira (03), pois a expectativa é que a chuva continue a atingir as regiões, ao menos, pelas próximas 24 horas.
CONDIÇÕES SINÓTICAS
“A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera favorecem a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do Litoral, Zona da Mata e Agreste, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos”, explica a Semarh-AL.
RISCOS ASSOCIADOS
“A formação de nebulosidade convectiva poderá favorecer a ocorrência de rajadas de vento, aumentando o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas. As pancadas de chuva podem provocar alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana. Até o momento não há risco de elevação dos principais rios e lagoas do estado de Alagoas”, continua o comunicado.
MONITORAMENTO
“A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando
as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de
chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou
hidrometeorológico”, reforça o aviso.
O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos
níveis dos principais rios, pode ser feito pelo site da Semarh.
0 Comentários