O prefeito JHC (PSB) disse, durante assinatura do processo licitatório de reforma do prédio da Guarda Municipal de Maceió, que pretende fazer concurso público para a Guarda. Além da pretensão de concurso, o prefeito anunciou outras medidas que devem ser adotadas para fortalecer o trabalho dos profissionais da ativa antes da realização do certame. A solenidade aconteceu na sede da instituição, localizada no Conjunto Joaquim Leão, no bairro Vergel do Lago, nesta terça-feira (26), às 08 horas.
De acordo com o prefeito, o Município quer fortalecer a Guarda municipal, que está sendo liderada pelo delegado Thiago Prado. “A gente pretende fazer concurso, mas esse momento é de fazer avaliação necessária para que os que estão trabalhando tenham condições dignas de trabalho. Vencidas essas etapas, fazendo toda a avaliação, nós temos outras a serem seguidas, mas a gente pretende fortalecer essa Guarda. E, com isso, o concurso público e outras medidas para ampliar o efetivo, que são necessárias”.
Ainda segundo o gestor, o efetivo da guarda tem sofrido uma redução, porém, também há muitos ativos que são novos e preparados. “Temos que vencer alguns obstáculos. A gente tem situações que precisamos avançar. Nossa Guarda não conta com equipamentos de tecnologia, veículos, formatações que possam proceder suas competências de forma adequada. E você pode observar que nem todos eles, por exemplo, possuem aptidão diante dos órgãos para poder andar armados. Temos alguns deveres que precisamos fazer. O secretário e os demais já estão empenhados nesse sentido de qualificar, cada vez mais, a nossa Guarda e dar uma nova roupagem”.
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), Thiago Prado, também falou sobre a possibilidade de concurso. “O nosso objetivo é fazer a Guarda Municipal prestar um excelente serviço à comunidade, fazendo com que os crimes sejam reduzidos nas áreas que vamos dar mais ênfase, principalmente. Vemos a necessidade de reformas estruturais, já começamos a movimentar processos para que mais guardas adquiram armas de fogo. Essa é uma das prioridades que iremos buscar e, também, vamos trabalhar a reformulação de cargos e salários e a realização de concurso público”.
Edson Cavalcante, inspetor-geral da Guarda Municipal, disse que o momento da assinatura do processo licitatório de reforma do prédio é para ser celebrado, porque “nunca foi visto ou vivenciado pelos agentes”. “Um prefeito vem à Guarda para reanimar a categoria. Nós estávamos como ovelhas desgarradas. Mas, hoje, a vontade de trabalhar cresceu em todos nós. Começamos pela estrutura do prédio, onde o prefeito e os vereadores vão ajudar em condições de trabalho e salário. Esse momento já ficou na história da Guarda de Maceió”.
O Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), tenente Nemer Ibrahim, comentou, na oportunidade, que a corporação precisa ter um olhar especial. “Eles cuidam do nosso bem-estar e da nossa segurança. São pessoas ligadas à nossa maneira de trabalhar. Dar a essas pessoas uma melhor condição de trabalho é de extrema importância; é grande a necessidade de melhorar não só a estrutura, na questão que ela vem apresentado, mas trazendo novos espaços para que os guardas tenham alojamento descente. O prefeito nos deu essa missão, e nós vamos cumprir junto com outros secretários e parcerias”.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.