Além de atender recomendação do Ministério Público, gestores querem ofertar oportunidade de emprego aos munícipes
Prefeitos de 10 cidades do interior de Alagoas se reuniram, nesta segunda-feira (5), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para tratar da criação de um consórcio com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) para realizar concurso público nas respectivas cidades. A ideia dos gestores é unificar o certame, barateando os custos operacionais que encarecerem o dia da realização da prova.
Após a primeira reunião na sede da AMA, os prefeitos voltam a discutir na próxima semana as tratativas com a Fundepes. Inicialmente, eles devem apresentar a banca organizadora do concurso quantas vagas serão ofertadas pelas gestões, bem como os cargos que estarão disponíveis para os candidatos. Os prefeitos desejam realizar o concurso até o final deste ano.
Outros municípios podem entrar no consórcio, subindo o número das prefeituras que até manifestaram interesse. As cidades que compõem o grupo são de Pão de Açúcar, Belo Monte, Belém, Coité do Noia, Major Isidoro, Mata Grande, Mar Vermelho, Marechal Deodoro, Pilar, Palestina, Passo do Camaragibe, Quebrangulo, Senador Rui Palmeira, São Luiz do Quitunde e Traipu.
Destas cidades, Marechal Deodoro é a mais adiantada. O prefeito Cláudio Filho (PSD) enviou um projeto de lei para a Câmara disponibilizando 288 vagas de vários níveis. O projeto já foi aprovado pelo Poder Legislativo e seguiu para sanção. Além de atender a recomendação Ministério Público, alguns gestores também querem realizar a prova no mesmo dia para que a população local de cada cidade tenha maiores chances na disputa.
Gazetaweb
Para alguns uma ótima notícia, pois diminui a concorrência com o paralelismo, para outro não tão boa assim, já que suas intenções de concorrer a vários concursos será um pouco comprometido.