Mais de 8 mil candidatos fazem, neste sábado (10), em Maceió, as provas para o concurso de delegado da Polícia Civil, que está sendo organizado pelo Centro de Seleção de Promoções e Eventos (Cespe). O certame é um dos mais concorridos para o cargo já realizado no Brasil. Os inscritos disputam 40 vagas e os aprovados receberão um salário de R$ 12,5 mil.
As provas acontecem em vários colégios e universidades de Maceió a partir das 14h30. Os candidatos terão cinco horas para responder a 120 questões de português, informática, além dos ramos de direito penal, civil, processo penal, administrativo e constitucional. Ao final, terão ainda que responder três perguntas escritas.
Grande parte dos candidatos inscritos para o cargo é de outros estados, que chegam a Maceió para tentar seguir a carreira de delegado. No último concurso para a função, realizado em 2001, dos 45 aprovados, 39 não eram alagoanos. Este ano, a disputa deve ser ainda mais apertada, já que serão 216 candidatos por vaga. Em 2001, a concorrência foi de 100 por vaga.
Os 200 primeiros colocados nas provas objetivas e dissertativas serão submetidos ainda que passar pelo teste físico e psicotécnico. Os 40 melhores classificados fazem o curso de formação que é a última etapa do concurso. Mas a seleção prevê que ficarão como cadastro de reserva outros 40 aprovados que poderão ser aproveitados durante o prazo de validade do concurso.
Agente e escrivão
No domingo (11), será a vez das provas para os outros dois cargos da Polícia Civil. Os candidatos a escrivão fazem prova pela manhã, a partir das 8 horas. Já os inscritos para agente começam os testes a partir das 14h30.
A concorrência para escrivão foi a menor registrada, com pouco mais de 19 candidatos por vaga. Foram 2,3 mil inscritos para disputar 120 vagas. Já o cargo de agente foram 7,9 mil concorrentes para 240 vagas, uma concorrência de 32 por vaga. A subsídio dos dois cargos é de R$ 2,1 mil.
As provas para os dois cargos contam com 120 questões objetivas mais uma dissertativa. Os candidatos serão avaliados nas disciplinas português, informática, além de conhecimentos básicos de direito penal, processo penal, administrativo e constitucional.
Os aprovados nas provas de conhecimento também serão submetidos a testes fícios e psicotécnico. Para o cargo de escrivão, tem ainda prova prática de digitação.
A previsão da Delegacia Geral da Polícia Civil é de que os aprovados no concurso possam ser nomeados para os cargos ainda no primeiro semestre de 2013.
Fonte: TNH
0 Comentários