O aumento considerado pela população barrense como sendo abusivo com relação ao IPTU, ‘imposto’ pelo prefeito Zezeco e vereadores, vem causando a indignação geral dos moradores do pequeno município do litoral sul alagoano.
Esta semana estivemos visitando a Barra de São Miguel e conversamos com algumas pessoas. Entre elas o comerciante Roque, proprietário de um estabelecimento comercial no Loteamento Peroba.
Ele nos mostrou o carnê com os valores atualizados do IPTU para 2014. Roque contou ainda que no ano passado pagou cerca de R$ 290,00 pelo imposto e que a nova fatura reajustada elevou o valor para a bagatela de mais R$ 1.000,00, considerado por ele como sendo um verdadeiro ‘assalto’.
Isto foi posto porque o comerciante reside em uma rua desprovida de saneamento básico, ruas calçadas e iluminação pública precária.
‘Como justificar este aumento abusivo se a gente mora nestas condições?’, indagou o mesmo mostrando o boleto do IPTU.
Cidade cercada por lixo
Os problemas da cidade não se resumem especificamente ao Loteamento Peroba.
Em nossas conversas informais percebemos a indignação do povo barrense. Alguns deles desconversavam quando percebiam que tratava-se de uma reportagem, temendo represálias por parte do grupo político dominante.
Outros deixaram claro que o município vem sendo mal administrado, principalmente no tocante a coleta de lixo.
Por onde passamos encontramos resíduos espalhados e amontoados, demonstrando as falhas inerentes ao péssimo serviço de coleta prestados a população.
Deixamos mais uma vez o espaço aberto, caso a prefeitura da Barra queira se pronunciar, alegando os motivos que estão causando a revolta justificável de grande parte da população barrense.
Fotos: André do MN / Lalinho Barros
o prefeito não sabe aonde fica a prefeitura, vai se importar se a cidade estar cheia de lixo, esgoto a céu aberto e cidade no escuro. Me poupe!!! ELE SÓ SE IMPORTA COM ANITA. FARRA, IPTU CARO E O POVO QUE CHORE.
O problema do lixo é causado por certos (não todos) moradores que não tem respeito pelas vias publicas pois jogam tudo metralha,poda,ETC nas calçadas a qualquer hora do dia ou noite e esperam que a prefeitura limpe.Se todos nós fizermos a nossa parte em ajudar a manter a Barra limpa não haveria matéria para os críticos. Críticos vamos ajudar e não derrubar.derrubar. Tenham uma boa noite
Se fosse só o lixo. é esgoto de fossa em toda a cidade. Entrada do Loteamento Morada da Barra, loteamento santana, em frente ao barra bali, em frente a vila niquim, não dá pra falar tudo aqui, se não terei de fazer uma redação completa, cidade abandonada.