O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou, nesta sexta-feira (18), mais um relatório de balneabilidade das praias de Alagoas. Conforme o boletim, foram recolhidas 42 amostras e, desse total, apenas oito trechos de praias da capital e nos litorais Norte e Sul de Alagoas não devem ser visitadas por banhistas. O órgão ainda alerta a população quanto aos cuidados que devem ser adotados em período de chuvas, em virtude do alto índice de coliformes fecais.
As coletas foram realizadas nos dias 14 e 15 março, quando se registrou chuvas na capital e no interior do estado.
A definição segue o que determina a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), considerando a presença da bactéria Escherichia coli (E.coli) nas amostras coletadas no mar.
Os resultados mostraram que, em Maceió, dos 20 pontos verificados, entra as praias do Pontal da Barra e Ipioca, 17 foram considerados próprios para banho. Já no Litoral Norte, foram verificados 22 trechos entre os municípios de Paripueira e Maragogi. Destes, 18 pontos foram considerados próprios.
Já no litoral Sul, foram examinadas amostras de 18 trechos, sendo que apenas um foi considerado impróprio para o banho de mar. O mesmo ocorreu em praias muito visitadas por turistas em Alagoas, como em Maragogi e na Barra de São Miguel.
Confira os trechos impróprios para banhistas:
Maceió:
Praia da Avenida / Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia
Praia de Cruz das Almas / Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as Ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado Costa
Foz do rio Pratagy / Ponte AL 101 Norte
Litoral Norte:
Praia de Maragogi / Em frente à Foz do Rio Salgado
Praia de Maragogi / Em frente à Praça Multieventos
Praia de Maragogi / Em frente à Foz do Rio Persinunga
Praia de Maragogi / Foz do Rio Maragogi
Litoral Sul:
Barra de São Miguel / Rio Niquim, 300m da Foz
Gazetaweb
0 Comentários