AL24hs
As praias e balneários alagoanos apresentam, neste fim de semana, 14 áreas com a qualidade da água comprometida. Com isso, os banhistas devem ficar atentos aos pontos considerados impróprios antes de entrar no mar.
As coletas das amostras foram realizadas na última segunda-feira, 14, e os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) monitoraram 63 pontos de toda costa alagoana. Destes, o órgão ambiental constatou que a maior parte das praias do litoral sul é considerada própria (19) e três áreas estão impróprias. Na capital alagoana, 14 pontos balneáveis e seis inadequados para banho de mar. Já no litoral norte, trechos das praias de Paripueira, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi devem ser evitados pelos banhistas.
Conforme a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), um trecho é considerado impróprio quando as amostras coletadas na última semana apresentam um resultado superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água. Já as próprias, as amostras colhidas nas cinco semanas anteriores não excedem um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 ml de água.
O órgão ambiental recomenda que sejam evitadas áreas influenciadas pela presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.
Confira os pontos próprios e impróprios para banho de mar:
0 Comentários