Da Redação
Santa Ana ou Sant’Ana e São Joaquim foram pais da Virgem Maria e avôs de Jesus Cristo, segundo a Bíblia. Ambos são também padroeiros do município de Barra de São Miguel, localizado no litoral sul alagoano.
Sabe-se muito pouco sobre Santa Ana. Porém, sabe-se também que esta teria após o nascimento da Virgem Maria tido mais uma ou duas filhas, pois Deus liberara após Joaquim ter ficado 40 dias no deserto. O nome dessas filhas são: Maria Salomé e Maria de Cleofas. Além da religião católica os antigos celtas e druidas atribuem a sua existência a Deusa Danu ou Anu, na Irlanda, a qual seria o seu sincretismo como Santa Ana ou também Santa Brígida.
Em festa, os moradores do pequeno município de cerca de 8.000 habitantes comemoram até o próximo domingo, dia 26, os dois santos padroeiros. São cerca de 7 dias com missas, novenas, leilões e outras atrações preparadas pela paróquia local.
As crianças e adolescentes poderão se divertirem também no parque de diversões, montado no Largo em frente a igreja matriz.
A procissão seguida por uma missa campal deve encerrar as festividades em homenagens a Santa Ana e São Joaquim.
Fotos: André Marechal
0 Comentários