O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou, nesta sexta-feira (10), o relatório de balneabilidade das praias de Alagoas. De acordo com o documento, são 40 trechos de praias impróprios para banho (visite o site do IMA e veja todos os pontos).
No litoral Sul, os banhistas devem evitar o banho de mar nos seguintes trechos: Praia do Pontal do Peba, Praia de Feliz Deserto, Praia de Duas Barras (Foz do Rio Jequiá), Praia de Atalaia e Praia do Saco, além de no Rio Niquim, na Barra de São Miguel, um dos balneários mais procurados por turistas.
Já o litoral Norte também possui trechos impróprios. São eles: Praia de Paripueira (Avenida Beira Mar), Praia de Sonho Verde, Praia de Barra de Santo Antônio (entrada do Loteamento Tabuba), Praia de Maré Mansa, Praia de Barra de Camaragibe, Praia de São Miguel dos Milagres, Praia de Porto da Rua, Rio Tatuamunha, Praia de Porto de Pedras, e Praia de Japaratinga (Avenida principal e Rua Amaro Calaça Wanderley).
Também estão impróprias para o banho a Praia de Maragogi (nos trechos que compreendem a Foz do Rio Salgado, Foz do Rio Maragogi, Foz do Rio Persinunga, Avenida Beira Mar, Rua Nossa Senhora da Guia e Frente à Praça Multieventos e Escola Manoel Costa), Praia de Burgalhau, Praia de Antunes e Praia de Ponta de Mangue.
Já em Maceió, trechos da Praia da Avenida, Praia de Ponta Verde, Praia de Jatiúca, Praia de Cruz das Almas e Praia de Jacarecica, além do Rio Pratagy, também não são recomendados pelos especialistas, devido à quantidade de coliformes fecais.
O IMA recomenda, ainda, que seja evitado o banho de mar se existir a presença de resíduos ou despejos sólidos e líquidos na praia, floração de algas ou outros organismos no local do banho e em épocas chuvosas – devido ao maior risco de transmissão de doenças.
Gazeta Web
Matéria tendenciosa e irresponsável, não se trata do rio Niquim e sim de apenas um ponto do mesmo a 300 metros da foz que fica próximo a uma grande comunidade ribeirinha onde é feita a coleta para análise. Isso leva em conta vários fatores e não significa que esse trecho esteja poluído o tempo todo. Significa apenas que esse trecho em algumas análises e não todas, estava acima do permitido pela resolução do conama. Uma das razões para isso é fato das fortes chuvas que caíram antes e durante os dias em que foram feitas as análises daí o número acentuado de trechos no Estado com esse dado técnico. Vamos fazer jornalismo sério, nós confiamos no mn. Então não façam mais isso.