A Vigilância Sanitária de Maceió ( Visa) apreendeu 75 toneladas [75 mil quilos] de alimentos perecíveis impróprios para consumo, interditou 40 estabelecimentos irregulares, fez 8 mil visitas e atendeu cerca de 4 mil participantes no curso de boas práticas e de segurança ali- mentar durante o período de janeiro ao dia 14 de dezembro de 2021. Ao todo, a Visa atende 80 segmentos, entre hospitais, clínicas, frigoríficos, pizzarias e supermercados, entre outros.
“Nosso pensamento é melhorar a cada dia as fiscalizações. Com isso, dando oportunidade ao comerciante, fazendo os cursos educativos, para que ele melhore o espaço físico do estabelecimento e do produto oferecido ao nosso consumidor”, disse o coordenador da Visa, Airton Santos.
As fiscalizações são feitas com profissionais preparados, como veterinários, nutricionistas e outros profissionais. “São fiscais preparados, que tratam o comerciante com dignidade. O pensamento da Prefeitura de Maceió é, tão somente, tirar o risco sanitário de circulação e orientar os comerciantes para que ofereçam serviços de qualidade”, comenta o coordenador da Vigilância.
Ainda que a principal finalidade da fiscalização seja educativa, quando o estabelecimento está sem condições de funcionamento, os fiscais notificam e interditam, com prazo de 30 dias para que o comerciante faça adequações necessárias conforme as normas sanitárias.
“Este ano foram interdita- das 20 panificações com situação insalubre, com produtos vencidos e maquinários sem condições de uso, e o segmento melhorou bastante após as fiscalizações. Seis farmácias, três barracas na orla marítima, cinco avícolas, bares, dois pontos de hemodiálise, entre outros estabelecimentos, foram interditados. Maceió, hoje, é outra cidade com relação às fiscalizações sanitárias”, pontua Airton.
Selo de conformidade
Outra ação da Vigilância é a distribuição dos selos “Pode Comprar Aqui” a estabelecimentos que estão aptos a funcionar por cumprirem todas as normas sanitárias estabelecidas pelo órgão. Os negócios reconhecidos pelas boas práticas incluem supermercados, restaurantes, açougues, laticínios, panificações e bares da capital.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, ressalta que a avaliação anterior à entrega do selo é fundamental para garantir que a premiação só seja dada aos comércios que estiverem dentro das normas sanitárias.
“A visa está de olho vivo e atenta trabalhando em defesa do povo de Maceió. Além da fiscalização criteriosa e posterior notificação de irregularidades, a visita é nosso momento de orientar e conscientizar sobre os riscos que um estabelecimento fora dos padrões pode gerar para a saúde de seus clientes e isso é muito importante para que nenhum comércio volte a agir de forma irregular”, reforça o coordenador.
Para denunciar irregularidades em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, é possível entrar em contato pelo telefone 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98705- 0730, que funciona 24h, todos os dias.
0 Comentários