Pescadores da Praia do Miaí de Baixo, localizada em Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, foram surpreendidos com o aparecimento de milhares de peixes da espécie Caranax Hippos, mais conhecido como Xaréu, na costa. As redes de pesca ficaram lotadas.
O aparecimento dos cardumes foi registrado em vídeo pelos próprios pescadores e divulgados na internet. Segundo a engenheira de Pesca da Prefeitura de Coruripe, Zilma Borges, que esteve em contato com os pescadores, eles informaram que foram capturados mais de 3.200 exemplares, cada um pesando entre 3,5 e 4 kg.
De acordo com a engenheira de Pesca, os peixes Xaréus são nativos das praias do Nordeste e Sudeste do Brasil. “As praias do Nordeste apresentam águas quentes. Por influência de correntes mais frias, os peixes vão às praias por procura de proteção, alimentação e águas quentes. Mas, às vezes pode acontecer por influência das correntes marinha e os peixes procuram áreas próximas às praias, como refúgio de grandes peixes predadores
Vídeos gravados por pescadores mostram que eles precisaram utilizar mais de um trator com carroça para retirar os animais aquáticos.
“O trator já encheu a carroça. Peixe Xaréu e ainda tem no chão. O trato já vai saindo lotado e no chão ainda tem muito peixe, Glória a Deus”, disse um pescador, ao mesmo tempo em que registrava o momento em vídeo.
“É peixe, nunca vi tanto. É terça-feira Santa mesmo, viu”, disse outro.
0 Comentários