Subiu para 29 a quantidade de municípios de Alagoas com reconhecimento de emergência do governo federal devido às chuvas do fim de semana. A portaria referendando a situação em mais sete cidades castigadas pelo temporal foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União, nesse domingo (9).
Desta vez, foi reconhecida a situação de emergência nos municípios de Cajueiro, Capela, Marechal Deodoro, Penedo, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.
No último sábado (8), o governo federal já havia deferido a emergência nos municípios de Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres e União dos Palmares.
A portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional é assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.
Ele considera o decreto nº 91.899, publicado pelo governador Paulo Dantas, em 8 de julho, em que estabelece cenário de emergência nestas localidades. Há uma previsão de que, ainda nesta segunda-feira (10), a União reconheça a situação de emergência em mais duas cidades alagoanas afetadas pelas chuvas.
Com este reconhecimento, o Estado fica apto a receber recursos federais para ações de Defesa Civil, que podem compreender a assistência imediata às vítimas que deixaram suas casas. Em uma terceira etapa, o governo de Alagoas deve buscar dinheiro para reconstrução de equipamentos destruídos pela enxurrada.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, informou que mais representantes do governo federal devem vir a Alagoas nesta segunda-feira para acompanhar de perto os danos e anunciar novas medidas.
0 Comentários