Da Redação
Cerca de 600 atletas participam neste próximo domingo (11), do ‘BPA Eco Running’, em um o percurso de 5 km misturando trilhas, estradas de terra com vários obstáculos naturais e contato direto com a natureza. O evento terá como cenário a APA do Catolé, região que fica entre os municípios de Maceió e Satuba.
Os militares do Batalhão de Polícia Ambiental definiram nesta sexta-feira os últimos detalhes do percurso que terá como ponto de largada, chegada e entrega de premiações, a área central da unidade. Os participantes do BPA Eco Running largarão às 07h30 e a concentração acontece a partir das 06h.
Um dos objetivos desta primeira edição é difundir a importância de preservar este importante ecossistema que é fundamental para a região metropolitana. É da APA do Catolé por exemplo que sai cerca de 30% da água destinada ao consumo humano na capital Maceió.
Além disso, o trecho de mata que faz parte da mesma ajuda a regular o clima na região, sendo ainda um importante refúgio de animais silvestres e que guarda em seu interior uma imensa variedade da flora, com espécimes raras que são inclusive alvo de estudos de pesquisadores da Ufal.
De acordo com o comandante do BPA, TC Ascânio, tudo foi pensando de forma sustentável para este evento e a ideia é de que este seja o primeiro de muitos outros que visem a promoção de um meio ambiente equilibrado.
No final do BPA Eco Running, cada participante ganhará também uma muda de árvore nativa, para colaborar com o reflorestamento em suas comunidades.
Fotos: André Marechal
Parabéns ao BPA pela bela e importante iniciativa. Estarei lá, amanhã.