Do total de 102 municípios, apenas 38 deles já tem candidatos registrados oficialmente junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o fechamento desta edição, haviam 97 candidatos a prefeito e 1893 interessados em vagas para vereador.
Entres eles estão: Marechal Deodoro, com a candidatura a prefeito de Junior Dâmaso (PMDB), Arapiraca com Ricardo Nezinho (PMDB), Rogério Téofilo (PSDB), Tarcizo Freire (PP), Jequiá da Praia com Jeannyne Beltrão (PRB) e Clóvis Torres (SDD).
Alguns municípios foram registrados apenas o nome de um candidato a prefeito. Olavo Neto (PMDB), Maristela Dias (PP) e José Carlos Leão (PSOL) disputam a majoritária em Murici, Piranhas e União respectivamente.
Em Santana do Ipanema, os candidatos a prefeito são Doutor Everaldo (PEN), Dr. Chris (PRTB), Isnaldo Bulhões (PMDB). Enquanto que em Maceió, até ontem, o TSE não tinha nenhum registro dos candidatos a prefeito.
O prazo para entregar a documentação acabou ontem. Muitos candidatos deixaram para tirar sua documentação de última hora, e lotaram o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) na manhã de ontem.
De acordo com Viviane Mascarenhas, assessora administrativa da Diretoria Adjunta de Assuntos Judiciários, mais de três mil candidatos passaram pelo Tribunal para retirar as certidões. “Estamos trabalhando com esta documentação há um mês, mas é natural que o último dia sempre seja o mais cheio. Nós inclusive ampliamos o horário de atendimento”, afirmou.
Ela pontuou que grande parte dos candidatos estão quites com a documentação, sem constar processo cível ou criminal. “Nesse período eleitoral sempre há um aumento da demanda, por isso, fizemos uma força tarefa para que não houvesse acúmulo na entrega dessas certidões”, afirmou.
Viviane comentou que muitas vezes o processo se torna lento porque é preciso fazer uma checagem se a certidão foi entregue ao partido anteriormente. “Esse é um trabalho interno e que realmente leva um certo tempo, mas conseguimos concluir as entregas”, disse.
Presidente do TRE acredita em eleição melhor
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Sebastião Costa Filho, pontuou que esta deve ser uma eleição melhor, em virtude do tempo de campanha. “A expectativa é a melhor possível, afinal estamos nos preparando para o pleito eleitoral desde janeiro”, pontuou.
De acordo com ele, o TRE/AL vai fazer um trabalho de fiscalização junto com a Polícia Militar e Civil, Polícia Federal e Rodoviária Federal. “Vamos coibir todas as práticas de irregularidades e para isso contamos com o apoio das forças policiais, com o Ministério Público Estadual e com a população”, afirmou.
O presidente reforçou o pedido aos eleitores para que eles denunciem os candidatos e para isso, ele garantiu o sigilo do eleitor denunciante. “Os eleitores podem denunciar através do site e da ouvidora do TRE/AL, ou se preferir podem fazer pessoalmente na sede do Tribunal”, pontuou.
Sebastião lembrou que três municípios alagoanos já foram alvos de operações de combate ao crime eleitoral. “Isso mostra que o TRE/AL está atento e vamos coibir esse tipo de abuso e punir quem quer que seja”, garantiu.
OPERAÇÕES
No final de julho, a Polícia Federal realizou uma operação no município de Viçosa após receber denúncias de crimes eleitorais.
O município de Belém também foi alvos de operação da PF em maio deste ano. O esquema seria de uma possível captação de eleitores que não possuem domicílio eleitoral.
Tribuna Hoje
0 Comentários