Na tarde desta quinta-feira, 06, a Secretaria de Saúde de Maceió informou que entre os casos identificados como Varíola dos Macacos, três deles – confirmados na primeira quinzena de setembro – foram registrados em uma escola no território de Maceió.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) ressaltou que os casos de varíola dos macacos registrados não foram em escolas da rede municipal. No entanto, após a confirmação do diagnóstico, o município tomou ações diretas e preventivas para o bloqueio do ciclo viral da doença.
Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maceió, “as aulas foram suspensas para sanitização de todas as dependências da unidade escolar e, em conjunto com a direção da escola, pais de alunos e foi definido um planejamento de ações educativas e orientações sobre a doença para profissionais da área e estudantes”.
Entre as ações foram esclarecidas as diferenças entre a Monkeypox e a Varicela (conhecida como catapora), que também tem como sintoma mais visível as lesões na pele.
Confira a nota da Semed na íntegra:
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que os casos de varíola dos macacos registrados não foram em escolas da rede municipal. A Secretaria Municipal de Educação salienta que está vigilante e comprometida com a saúde e a segurança dos estudantes, realizando reuniões com equipes da Saúde e formações continuadas sobre o assunto com os diretores, coordenadores pedagógicos e comunidade escolar.
A Semed informa, ainda, que o corpo técnico foi instruído pela Vigilância epidemiológica sobre os protocolos e cuidados em sala de aula em relação à doença, bem como agir em casos confirmados e suspeitos.
0 Comentários