As indústrias associadas ao Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar-AL) decidiram fazer a doação álcool ao sistema público para fabricação de desinfetantes de mãos (álcool gel) e solução de álcool 70. O objetivo é contribuir no combate da Covid-19 e na disseminação do novo coronavírus.
A decisão foi comunicada nesta quinta-feira, 19, pelo presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, ao Governo de Alagoas, através do Secretário da Casa Civil, Fábio Farias, e ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lira.
O Sindaçúcar-AL representa todas as indústrias o setor sucroenergético de Alagoas. De acordo com Pedro Robério Nogueira, no momento, 15 empresas estão prontas para fazer a doação do álcool. “As empresas, embora fabriquem o etanol numa concentração de mais de 90%, já se dispuseram a doar o álcool na concentração de 70%, o mais indústria para assepsia em ambientes hospitalares ou outras áreas para evitar a disseminação do coronavírus ou de outras doenças infectocontagiosas”.
Pedro Robério diz que as empresas não estipularam qual o volume a ser doado. “Será o necessário para o enfrentamento da crise. Podemos num primeiro momento doar 80 mil litros e se for precisoas empresas poderão estudar uma nova doação”, aponta.
Recepção
O presidente do Sindaçúcar-AL tenta definir com as autoridades estaduais como será feita a logística de toda a operação. “Imaginamos que o governo poderá montar uma central para a recepção do álcool doado pelas usinas. E a partir deste ponto, o produto poderia ser redistribuído para hospitais, asilos ou associações comunitários em recipientes menores. Cada hospital, associação ou asilo, por exemplo, faria o fracionamento adequado para sua situação”, pondera.
O Sindaçúcar-AL definiu que todo o álcool doado será envasado em uma das suas filiadas, a Cooperativa Pindorama. “Na cooperativa o álcool será acondicionado em embalagens de 20 litros e depois será doada ao governo”, informa.
Até o momento, explica Pedro Robério Nogueira, já confirmaram a doação as usinas que tem disponibilidade imediata do produto: Coruripe, Caeté, Santo Antônio, Serra Grande, Porto Rico, Pindorama, Leão, Santa Clotilde e Sumaúma.
Pedro Robério Nogueira reforça que a contribuição será gratuita, como forma de contribuir com os esforços do governo e da sociedade num momento de grave crise. “As empresas setor sucroenergético mais uma vez querem se unir aos esforços da população, das autoridades de saúde e dos demais órgãos públicos. Nesse caso, o objetivo é proporcionar aos profissionais de saúde, pacientes e familiares tenham acesso a um produto necessário para todos pessoas consigam superar esse momento de grave crise”, afirma.
Fonte: BCCOM
Atitude plausível! Mas o governo não deveria no momento, está precisando da doação. A situação já era prevista, deveria ter se preparado pra o caos que estamos vivendo. Quem estar precisando do álcool é a população e principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas.
A empresa ” O boticário” doou 1,7 tonelada de álcool gel pra secretaria de saúde no Estado do Paraná, em Alagoas às usinas doam pra o governo. Quem é que consome o produto dessas empresas? Quem às fazem crescer? Quem às movimentam? Quem vai lucrar com essas doações? Pra onde vão os lucros dos beneficiados? Jogo de interesses!
Parabéns grupo Toledo ok poderia fazer o mesmo com os pais de família q vcs estão
Devendo os proseso trabalhista q até hoje
Não pagarão e uma vergonha?
Ótima iniciativa, melhor seria se a populaçao recebece tambem álcool gel gratuito, pois a populaçao mais carente nao tem como comprar e quando tenta já tem acabado o estoque, entao seria bom pensar essa possibilidade tambem!