O simulado que vai definir o tempo de evacuação em caso de desastre no bairro do Pinheiro, em Maceió, foi antecipado para o dia 16 de fevereiro. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (23) pelo Governo do estado.
A ação estava prevista para acontecer no dia 23 de fevereiro, mas precisou ser alterada porque o Corpo de Bombeiros já tinha outro simulado marcado, mas este é para as prévias carnavalescas.
Nesta quarta, uma reunião com órgãos municipais e estaduais trouxe a informação da nova data e também debateu sobre medidas operacionais e divulgação do plano de contingência da Algás.
As rachaduras têm surgido em ruas e imóveis do Pinheiro desde o início de 2018, após um período de chuvas seguido de um tremor de terra. Desde então, especialistas estudam a região para tentar descobrir as causas do problema.
O bairro tem cerca de 20 mil moradores, mas a Defesa Civil explica que, caso aconteça um afundamento maior do solo, as primeiras pessoas a serem retiradas do bairro são as que moram nas áreas vermelha e laranja. Por isso a importância do treinamento.
A simulação faz parte do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Placon) que deve ser ativado pela Defesa Civil em caso de alerta. Ele terá a participação de cerca de 600 integrantes dos órgãos federais, estaduais e municipais.
No sábado (19), a Defesa Civil Municipal divulgou os 6 pontos de fuga para moradores do bairro, caso o Placon seja acionado (veja aqui quais são eles).
0 Comentários