O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta quinta-feira, 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. As homenagens acontecem em todo o País, em 1.044 cidades brasileiras onde é feriado oficial. O dia é de festa, quando se homenageia o líder da revolução do Quilombo dos Palmares, ícone da luta pelos direitos dos negros no país.
Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Entretanto, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC) reservou, durante toda a semana, atividades e atrações especiais. Nesta quinta, Alagoas recebe diversas ações que acontecerão no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares e na Praça Basiliano Sarmento, no Centro da cidade, segundo a representante do escritório em Alagoas e região, Maria José da Silva.
Na madrugada desta quinta-feira, as religiões de matrizes africanas fizeram as reverências aos orixás, na Serra da Barriga, com cerimônias de aposição de flores ao pé da árvore sagrada e cortejos.
Também haverá solenidades oficiais com falas de personalidades do movimento negro local e nacional, apresentação de capoeiras. Além das homenagens a Zumbi, as celebrações fazem parte de uma série de homenagens que a Fundação Palmares vem prestando ao escritor, poeta e ativista Abdias Nascimento, nas comemorações de seu centenário.
Fonte: Tribuna Hoje
0 Comentários