Atividade é destinada aos municípios que compõem a Região Metropolitana de Maceió
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promove nesta quinta-feira (9) e segue até sexta-feira (10) uma capacitação de coleta seletiva em Marechal Deodoro. O evento acontece na Casa da Cadeia e contará com representantes dos municípios da Região Metropolitana de Maceió.
As cidades contempladas com esta ação são: da Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Rio Largo, Pilar, Santa Luzia e Satuba.
O objetivo é capacitar os gestores municipais para que eles possam posteriormente formar grupos em suas respectivas cidades e repassar os conhecimentos para implantar a coleta seletiva. A ação é contínua e está no cronograma de atividades da Semarh, que vem seguindo as orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A capacitação foi iniciada às 8h e encerra às 17h. Haverá explicações sobre o conceito da coleta seletiva, bem como os termos utilizados dentro da temática de resíduos sólidos. Posteriormente, serão formados grupos de trabalhos para fazer um diagnóstico de cada município para analisar a necessidade e a melhor forma de implantar a coleta.
Já na sexta-feira, a capacitação será das 8h às 13h. Neste dia, serão trabalhadas as etapas de implantação da coleta seletiva.
Os grupos irão montar um plano de ação que será trabalhado dentro das escolas e dos municípios. Após a finalização dessa capacitação, a Semarh irá acompanhar de perto o processo de implantação para saber dos avanços e dificuldades de cada município até que a coleta esteja de fato implantada.
AGÊNCIA ALAGOAS
A capacitação de coleta seletiva de residuos solidos, principalmente o lixo, passa principalmente pela educação do proprio povo tendo como exemplo não jogar o proprio em locais inadequedos tipo na rua, em rios,lagoa, córregos, terrenos desocupados, etc; colocar o seu proprio lixo na porta nos dias de coleta pela empresa responsavel para este fim. Povo educado é povo limpo. lixo no lixo e no local correto.