“Está impossível andar no calçadão do comércio. Vi hoje [sexta-feira] e me assustei com a quantidade de ambulantes e verdureiros”. Esse é o relato da autônoma Rosangêla Silva sobre a ocupação de ambulantes no calçadão do centro de Maceió. Fiscais da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) realizaram várias operações de retirada de ambulantes no ano passado, mas eles voltam a comercializar os produtos nas ruas sem ser incomodados.
A reportagem do G1 esteve no local na última sexta (23) e constatou que diversos produtos estão sendo comercializados livremente no Centro. São roupas, bolsas, materiais de limpeza, frutas e até verduras. Muitos lojistas reclamam que, por causa da ocupação, as vendas caíram cerca de 50%.
“Eles fazem muito barulho e colocam as barracas de qualquer jeito. Os consumidores não conseguem ver as lojas e não entram. Quem se arrisca a entrar, reclama bastante e diz que não pretende voltar. Está muito difícil trabalhar assim”, afirma a gerente de uma loja de roupas, Alcione Morais.
Há mais de dez anos vendendo bolsas em uma loja no comércio, Edmilson da Silva diz que a situação fica ainda pior no fim da tarde. “Parece que o Mercado da Produção veio para o Centro. É horrível. Eles deixam tudo sujo e atrapalham o fluxo de pessoas no local. Para evitar que o lixo ficasse na porta da minha loja, coloquei caixas e as bolsas que vendo para impedir que eles instalassem suas barracas”, diz.
A verdureira Marcela Santos diz que vendia seus produtos no Mercado da Produção, mas depois que soube que não havia fiscalização e que os colegas estavam faturando mais, resolveu colocar a barraca próximo ao corredor de ônibus. “Estou há uma semana aqui e já consegui ganhar R$ 150 a mais que ganharia se estivesse no mercado. Fico até me tirarem”, frisa.
Maria Lúcia Soares conta que precisa passar todos os dias pelo calçadão do comércio para ir ao trabalho. Ela reclama que quando retorna para pegar o ônibus, a situação piora.
“Fica a maior gritaria e ninguém consegue entender nada. Passar entre eles é muito complicado. Eles mesmos são desorganizados, por isso que a situação aqui fica insuportável”, diz.
À reportagem do G1 o diretor de Fiscalização e Postura da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Dorgival Ferreira, informou que na semana que vem os ambulantes serão retirados do calçadão. “Estamos nos programando para retirar o pessoal dali até a próxima terça-feira [27]. Vamos contar com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Na segunda estaremos comunicando a todos sobre essa retirada”.
O coordenador também afirmou que a SMCCU está finalizando o planejamento para realizar uma fiscalização permanente na região do Centro, para evitar que os vendedores ambulantes saiam dos locais destinados a eles e retornem para o calçadão.
Fonte: G1
0 Comentários