Após reunião nessa terça-feira (2), o governo de Alagoas chegou a um primeiro esboço do que seria um plano de reabertura econômica gradual. No documento, estão previstas cinco fases de abertura, com diferentes setores e normas de funcionamento inseridos. Ele prevê recuos e avanços na abertura, além de um “novo normal” posterior. O plano não tem data definida para ser colocado em prática e ainda deve sofrer alterações.
As fases são divididas por cores: vermelha, laranja, amarela, verde e branca – representando os diferentes passos. Atualmente, o estado se encontra na vermelha, que permite que apenas os serviços essenciais sejam mantidos em funcionamento. O próximo passo, a fase laranja, permite abertura de estabelecimentos comerciais “de rua” com até 400m² de área, em horário limitado, salões de beleza e barbearias e templos, com normas.
Em todas as fases, estabelecimentos deverão obrigar o uso de máscara por clientes e colaboradores, utilização de álcool gel, higienização de sapatos e distanciamento social, além de medidas de hábito de trabalho, como dispositivos compartilhados (telefones, headsets, etc). Essas medidas ficam presentes em todo o plano – até na fase branca.
Salões de beleza terão de atender por agendamento, com intervalo de 30 minutos entre os clientes e higienização dos espaços, além de quadro de funcionários reduzido pela metade e distância entre as estações de trabalho – esse último também válido para demais setores, como call centers.
Home centers também abrem aqui, com aferição de temperatura obrigatória. Acima dos 37,7ºC, clientes e colaboradores devem ser instruídos a voltar para casa. Meios de hospedagem devem proibir compartilhamento de canetas, desinfecção do quarto entre hóspedes e troca de filtros de ar condicionado. Serviço de quarto e self-service ficam vedados.
Já nos templos, a lotação fica limitada em porcentagem ainda não definida. Bancos devem ser reordenados e marcados para garantir o distanciamento. Espaços kids e aparelhos de consagração coletiva, como água benta, ficam bloqueados.
A fase amarela expande o definido na fase anterior, com maior lotação permitida nos estabelecimentos. Lojas de rua acima de 400m² ficam autorizadas a abrir, e shopping centers voltam a funcionar, com cinemas fechados. Festas de abertura de shopping, como a que ocorreu em Blumenau (SC), ficam proibidas.
Na fase verde, a lotação das atividades anteriores é expandida, com o acréscimo da abertura de academias, receptivos e transportadoras turísticas, comércios nas orlas e transporte intermunicipal. O mais restringido é o de academias, onde deve haver três fechamentos por dia, com tempo de meia hora, para higienização; os aparelhos devem ser higienizados a cada uso. No transporte intermunicipal, fica proibido o ar condicionado. Receptivos devem higienizar bagagens e ônibus. Cinemas, teatros e museus abrem com lotação máxima de 40%.
Na fase branca, os estabelecimentos ficam liberados para funcionar em suas lotações máximas. Uso de máscaras, de álcool gel, a higienização frequente das mãos, o distanciamento social e o fim do hábito de compartilhar objetos de trabalho, contudo, continuarão sendo exigidos por um bom tempo.
0 Comentários