A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promove em conjunto com a Prefeitura de Jequiá da Praia, no dia 26 de julho, o Encontro Alagoano em Educação Ambiental nas áreas de Manguezal.
A proposta do evento é educar, por meio de palestras e oficinas os representantes dos municípios, a exemplo de pescadores, marisqueiras e catadores de caranguejo. Além disso, na data de 26 de julho comemora-se o Dia do Manguezal.
A educação ambiental é sempre o objetivo norteador de eventos deste porte, como explica Fernando Veras, um dos organizadores do evento pela Semarh.
“O Encontro Alagoanos em área de manguezal vai apresentar informações relevantes, a exemplo das condições climáticas, preservação dos manguezais e conscientização sobre a educação ambiental. Justamente por isso, ter este contato direto com pescadores e marisqueiros ajuda bastante na disseminação de informações”, explica Fernando Veras.
O superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Mateus Gonzales, entende que o encontro reitera a necessidade de manter a biodiversidade conservada, principalmente nas áreas de manguezal.
“A ideia é fazer esse evento a cada dois meses nos municípios de Alagoas levando educação ambiental nos manguezais para conscientizar a população”, reforça o superintendente.
Programação
Manhã
08:00h – Credenciamento
08:30h – Abertura
Ciclo de Palestras
1ª: O Manguezal e suas Interações Ecológicas
Prof. MSc. Gabriel Louis Le Campion – ICBS / UFAL
2ª: Mangues Preservados: mais peixes no mar
Andréa Carla Guimarães de Paiva – Doutora Oceanografia / UFAL
3ª: Conectividade entre Manguezais e Ambientes Recifais
Everson Cardoso dos Santos – Ms. Biólogo / Jequiá da Praia
4ª: Gestão da RESEX do Jequiá: avanços e dificuldades
Aline Simões – Mestda Biodiversidade em UC / ENBT /RJ- ICMBio/ AL
Tarde
Oficinas (Artesanato e Sabão Ecológico)
Estudos de Meio (Áreas de manguezais de Jequiá da Praia)
Agência Alagoas
0 Comentários