
A chuva que atinge Alagoas desde sexta provocou alagamentos em diversos municípios do interior do Estado. O alerta hidrológico da Sala de Alerta da Semarh, divulgado neste sábado (2), mostra que o nível do Rio Mundaú passou de 8 metros em União dos Palmares, na Zona da Mata.
Alerta hidrológico deste sábado, 2 de julho
Os níveis do rio Mundaú e seus principais afluentes nas cabeceiras se mantêm acima da cota de transbordo nos municípios de Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares, Braquinha e Murici. Em Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, a previsão é que o rio transborde ainda neste sábado.
Níveis do Rio Mundaú, segundo atualização mais recente:
- 8,64 metros em Rio Largo (cota de transbordo é de 8,60 metros)
- 8,22 metros em União dos Palmares (cota de transbordo é de 5,80 metros)
- 7,39 metros em Murici (cota de transbordo é de 5,95 metros)
- 6,55 metros em Santana do Mundaú (cota de transbordo é de 6,95 metros)
- 4,91 metros em São José da Laje (cota de transbordo é de 4,20 metros)
O nível do rio Paraíba se mantém acima da cota de transbordo nos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Capela. Há risco de transbordamento da calha principal do rio em Atalaia.
Níveis do Rio Paraíba, segundo atualização mais recente:
- 6,60 metros em Paulo Jacinto (cota de transbordo é de 5,60 metros)
- 5,42 metros em Viçosa (cota de transbordo é de 5,60 metros)
- 4,97 metros em Atalaia (cota de transbordo é de 6,55 metros)
- 3,90 metros em Quebrangulo (cota de transbordo é de 6,80 metros)
Os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação. A lagoa Manguaba atingiu a cota de transbordo na manhã deste sábado no município de Marechal Deodoro e permanece com tendência de elevação. Com isso, há risco de transbordamento nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Maceió e Coqueiro Seco.
O nível do rio Jacuípe ultrapassou a cota de transbordo e permanece com tendência de elevação, atingindo o município de Jacuípe neste sábado.
Nível do Rio Jacuípe, segundo atualização mais recente:
- 5,66 metros em Jacuípe (cota de transbordo é de 5,10 metros)
O rio Coruripe atingiu a cota de transbordo em alguns pontos e permanece em elevação, impactando os municípios da bacia. A barragem de Coruripe e o açude Igaci estão vertendo, impactando no município de Coruripe.
Os rios São Miguel, Jequiá, Conduípe, Traipú, Dois Riachos e Capiá estão em elevação, com pontos de transbordo e mantém o risco de transbordamento.
Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba estão em elevação, com pontos de transbordo de suas respectivas calhas e mantém o risco de transbordamento.
O nível do rio Ipanema está elevado porém com tendência de estabilização e diminuição durante este sábado. Existe a necessidade de monitoramento contínuo na região.
0 Comentários