O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou na noite desta quinta-feira (5), que prorrogou o atual decreto em vigor no estado por mais 15 dias. Com isso, Alagoas segue na fase amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, no combate à Covid-19, e as flexibilizações e mudanças anunciadas no dia 23 de julho permanecem valendo.
Ao anunciar a prorrogação do decreto, o governador ressaltou que as medidas em vigor precisam continuar sendo mantidas para que o ocupação de leitos de UTI/Covid e o número de óbitos continuem a cair. “ Vamos em frente fazendo cada um sua parte! Aos poucos retornaremos ao normal”, postou Renan Filho.
Com a prorrogação o decreto, que permanece em vigor até o dia 20 de agosto, as medidas anunciadas anteriormente e que seguem como válidas são:
- Bares e restaurantes, que estavam funcionando até 22h, podem ficar abertos das 5h até às 0h. Após esse horário apenas por meio de delivery ou na modalidade pague e leve.
- A proibição de circulação de pessoas nas ruas em horários determinados também foi suspensa.
- Lojas do comércio passam a funcionar a funcionar em seus horários normais, das 8h às 18h. Shoppings poderão voltar a funcionar de 10h as 22h.
- Templos religiosos estão autorizados a funcionar com 50% da capacidade, assim como academias, clubes e centros de ginástica. Conforme o decreto, as aulas coletivas estão autorizadas, mas devem ter a participação de até 25 pessoas.
- Cinemas, teatros, museus, circos e parques temáticos, podem funcionar também com 50% de sua capacidade.
- Em relação ao transporte intermunicipal e turístico, ambos estão autorizados a operar com 75% da capacidade total, exigindo o uso de máscaras.
A prorrogação do decreto deve ser publicada na íntegra no Diário Oficial do Estado.
Boa noite. Bem que o governador poderia aumentar o horário dos ônibus intermunicipais