Está agendada para esta terça-feira, dia 27, a partir das 12h, a coletiva de imprensa onde o governador Renan Filho irá tratar da situação epidemiológica de Alagoas em relação à Covid-19 e apresentará as novas medidas de enfrentamento à pandemia.
Na oportunidade, o chefe do executivo estadual irá anunciar se mantém o estado na Fase Vermelha, se manterá as medidas que já estão em vigor ou se haverá flexibilizações.
O anúncio de que todo o estado de Alagoas entraria na Fase Vermelha de Distanciamento Social Controlado foi feito por Renan Filho, no dia 16 de março, quando a ocupação de leitos na capital era de 91%.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dos 1.411 leitos criados para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 734 estavam ocupados até às 10 horas desta segunda-feira (26), o que corresponde a 52% do total.
Atualmente, 290 pacientes estão em leitos de UTI, representando 76% de ocupação. Outros 13 pacientes estão ocupando leitos intermediários e 431 em leitos de enfermaria, destacou a assessoria.
Os últimos dados do Boletim Epidemiológico divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde revelam que Alagoas registrou 291 novos casos e 21 mortes por Covid-19.
O estado tem um total de 170.902 casos confirmados do novo coronavírus e 9.744 em investigação laboratorial. No total, Alagoas tem 4.138 óbitos por Covid-19.
No entanto, segundo informações do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC), na última semana Alagoas teve uma queda de 12% nos casos de Covid-19 e de 7% nos óbitos.
A coletiva poderá ser acompanhada ao vivo através dos canais oficiais do Governo de Alagoas no Facebook (Governo de Alagoas) e no Instagram (@governodealagoas).
Setor Produtivo
A Associação Comercial de Maceió informou que, considerando o término da vigência do Decreto Estadual nº 73.905/2021, previsto para o dia de amanhã (27), com a probabilidade de edição de novo decreto pelo Governo do Estado, esteve reunida com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas, Rafael Brito, na tarde de hoje (26), reforçando o clamor do setor produtivo pela flexibilização das restrições atualmente vigentes sobre o setor.
A entidade formalizou seus fundamentos por meio de ofício, ao tempo que formulou sua proposta. Pelo teor do ofício, os indicadores da pandemia evidenciam objetivamente que não são as atividades comerciais as responsáveis pelo contágio e reforçam que o setor produtivo vem cumprindo com seu papel.
Dentre outras propostas, a entidade sugeriu seja observado o seguinte horário de funcionamento: Lojas localizadas no bairro do Centro, das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, e, aos sábados, das 9h às 13h; Lojas de rua e galerias, das 10h às 19h, de segunda-feira aos sábados; Shoppings centers, das 11h às 20h, de segunda-feira a sábado; e bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, das 5h às 22h, de segunda a sábado, e das 5h às 16h, aos domingos, podendo funcionar após esses horários de término, por serviços de entrega e na modalidade “Pegue e Leve”.
O diretor-presidente da ACM, Kennedy Calheiros, reforçou a importância dessa flexibilização e a busca de uma convivência minimamente harmônica entre saúde e economia, certo de que a prioridade sempre será a defesa da vida e saúde da população.
O vice-presidente, Marcos Tavares, relembrou que os dias de funcionamento autorizado correspondem a menos de 40% do faturamento do comércio, pelo que estão operando com déficit superior a 60%, o que, na prática, equivale a um fechamento.
O diretor jurídico, Alessandro Lemos, e o diretor de assuntos legislativos, vereador Chico Filho, também solicitaram do Secretário Rafael Brito a análise dos pleitos de socorro emergencial entregues ao Secretário da Fazenda, George Santoro, na reunião ocorrida em 12/04/2021. O
Secretário Rafael Brito se mostrou sensível aos pleitos formulados e se comprometeu a debater com o Governador Renan Filho a pauta apresentada.
0 Comentários