Com o início da Quaresma após o carnaval, muita gente já começa a mirar o próximo feriado, na Semana Santa. Mas sempre fica a dúvida: é feriado somente na Sexta-feira da Paixão? E a Quinta-feira Santa?
A Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo) é considerada um feriado nacional. Neste ano, a data vai ser celebrada no dia 29 de março. Embora o governo de Alagoas tenha decretado ponto facultativo, o feriado decretado por lei federal é válido em todo o território brasileiro.
Já a Quinta-feira Santa, contudo, é um dia normal de trabalho na iniciativa privada. O Estado também decretou ponto facultativo para esse dia, 28 de março, válido apenas para servidores públicos.
No caso do setor privado, a decisão de dar folga ou não aos funcionários na Quinta-feira Santa cabe aos empregadores. Ao contrário do que acontece em feriados, o decreto não obriga as empresas a liberarem seus empregados.
Por que a data é importante para os cristãos?
A Sexta-feira Santa, que marca a crucificação e morte de Jesus Cristo, é celebrada no último dia da Semana Santa, conhecida também como a Semana da Paixão de Cristo.
É época de jejum e abstinência para muitos cristãos, em penitência e luto pela morte de Jesus na cruz, seguida pelo Domingo de Páscoa, que celebra sua ressurreição. Há cerimônias religiosas e procissões especiais.
Durante a Semana Santa, muitas pessoas optam por fazer jejum total, parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa, substituindo por peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, ovos e pratos vegetarianos. E há quem adote o jejum apenas na Sexta-feira Santa.
Já o Domingo de Páscoa, que marca a ressurreição de Cristo três dias após a crucificação, será celebrado no dia 31 de março.
0 Comentários