Quarenta mulheres quilombolas irão realizar o sonho de conhecer o mar. E o palco deste momento é a Praia de Pajuçara, localizada em Maceió. O passeio, que é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas, irá acontecer na próxima quarta-feira (15) e a programação inclui café da manhã de boas-vindas. Elas vivem na comunidade Lagoa do Algodão, na zona rural de Carneiros, no Sertão de Alagoas.
A iniciativa vem do projeto o Ébá Ókun – O Sertão vai ver o mar, desenvolvido pelo Instituto Raízes de Áfricas. A coordenadora da entidade, Arísia Barros, diz ser incompreensível e incoerente mulheres que moram no estado não consigam desfrutar das belezas naturais que cercam a capital.
Arísia ainda completou dizendo que “no Quilombo Lagoa do Algodão, que fica nos cafundós do judas, um mundo distante, no meio da poeira, das palhas de cana-de-açúcar secas, do calor infernal, da falta de locomoção, de água nas torneiras, as mulheres não permitiam que seus sonhos ressecassem. Um deles, eleito por unanimidade, é justamente conhecer a imensidão do mar da capital, conhecida por ter a orla mais bonita do Brasil”.
Fábio Rogério, assessor de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Gestão, destaca que a Prefeitura de Maceió será parceira na iniciativa. “Elas estão ansiosas por este momento e nós também estamos com uma boa perspectiva porque estamos sendo parceiros nesta iniciativa”.
Segundo o assessor de Políticas Sociais, um ambiente será preparado na praia de Pajuçara, com todo apoio logístico e de estrutura.
0 Comentários